28.9.07

Monty Python a portuguesa



Ontem fui ver esta gente a interpretar peças dos míticos Monty Python, segundo uma tradução/adaptação de Nuno Markl. A encenação coube a António Feio.
Não sei como dizer aquilo que achei do espectáculo. Quando se admira tanto o trabalho daqueles senhores ingleses (e um americano), soa sempre a sacrilégio saber que alguém anda a remexer na "coisa". Assim, foi com muito receio que me sentei no Auditório dos Oceanos no Casino de Lisboa. Tinha apenas a segurança de saber que os artistas eram bons, competentes, e o adaptador respeitava muito, mas mesmo muito, o trabalho dos Monty Python.
Com o correr da apresentação tive que constatar o facto de ser mesmo um cromo, pois que não só reconheci como antecipei todo o texto, tantas as vezes que já vi os originais. Ora, isso seria um passo para não achar piada ao espectáculo. Mas achei. E houve momentos de rir a bom rir tal a forma como os actores levaram a cabo o árduo trabalho. E mais ainda com José Pedro Gomes estava em dia "não" em termos de concentração e andou perdido de riso no meio das rábulas, tentando conter-se, mas acabando por contaminar os colegas de palco que a custo, a muito custo, resistiram às insinuantes investidas do riso descontrolado.
De todas as rábulas, as que mais gostei de ver adaptadas foram, sem dúvida, a do Papa e Miguel Ângelo, a dos polícias que têm problemas de audição, a menos que lhes falem com diferentes entoações, e a do produtor de cinema e seus argumentistas. Quanto aos números musicais, Markl lá se safou, particularmente na cambiante do "lumberjack" que virou trolha, sendo certo que é muito difícil adaptar letras de músicas nascidas para ter piada pela cadência e sonoridade do inglês.
Os actores são muito dedicados e, respeitando o original, copiam os tiques dos grandes Monty Python, indo para além dessa mesma cópia mas não estragando a performance com soluções desadequadas ou demasiado "criativas".
Vim de lá muito mais satisfeito do que pensava que poderia vir quando paguei os bilhetinhos.

27.9.07

Vem a caminho

Está quase aí a rebentar...

26.9.07

DNA

Este Governo cria tantos entraves à acção das magistraturas, tudo em prol da defesa dos "coitados" dos suspeitos em processos judiciais...
E ao mesmo tempo propõe o livre acesso das polícias à futura base de dados genéticos, de DNA, a criar (quer criminal, compulsória, quer civil, voluntária) sem que tenham que se sujeitar ao crivo de um Juiz que se assegure do cabal cumprimento da lei e salvaguarde a incorrecta utilização de tão grande e poderoso manancial de informação.
Ah, exige sim que as polícias se justifiquem perante uma comissão do Instituto de Medicina Legal, que vai ser a entidade a guardar e gerir a dita base de dados.
Foi o que li agora à hora do almoço, no Diário de Notícias, sobre a proposta de lei nesta matéria.
Anteontem a notícia era a da criação de um coordenador das polícias, nomeado pelo PM e deste dependente, para coordenar todas as polícias (incluindo a PJ que sairá da esfera do Ministério da Justiça para passar para a subordinação ao Ministério da Administração Interna), sendo atribuidos a esta figura poderes actualmente do PGR, o qual passaria a depender desse ente político-administrativo para coordenar a actuação das polícias em sede de investigação criminal.
Sou só eu a achar que este Governo está a desconstruir o Estado de Direito, esvaziando o poder judicial e entregando cada vez mais poderes ao ramo executivo, i.e., ao Primeiro-Ministro?
Com esta atitude quem pode achar boa ideia o Cartão Único, mais conhecido pelo CÚ?
Isto sim, faz-me sentir inseguro. Mil vezes prefiro Tribunais lentos, mas com instâncias de recurso, nos quais se aplica a lei segundo as regras criadas para o efeito.

25.9.07

Prisões

Ontem a notícia era a das seringas nas prisões. Repito o que aqui já disse um dia: esta medida é a maior declaração de incompetência e o assumir da incapacidade de combater o tráfico de estupefacientes.
Se num meio prisonal, controlado, em que o que entra é necessariamente verificado, tal como as pessoas escolhidas para ali trabalhar, e que os presos estão limitados na sua liberdade e sujeitos a uma autoridade mais rígida que a do cidadão comum, livre, se, dizia, nestas condições, não se consegue impedir a circulação de droga e o seu consumo, nomeadamente injectado (?), então nunca poderá o fenómeno do tráfico ser eficazmente combatido no resto do país.
É engraçado que, em séries de televisão norte-americanas que decorrem em prisões, como o OZ, por exemplo, são retratadas situações de consumo de droga, mas sempre fumada e inalada. Porque será?
Não conseguem as instâncias prisionais impedir as seringas nas prisões portuguesas?
Pelos vistos não. E agora até as vão pôr lá dentro...

23.9.07

De novo ao sabor do vento

Este fim-de-semana repeti a brincadeira de Abril e voltei a fazer dois dias de vela. Desta feita, em "up-grade", passei do hobbie-cat 13" para o 14". É um brinquedo assim:



É bom andar ao sabor do vento. É bom sentir que se consegue ir de "a" a "b" aos comandos de uma embarcação destas.

19.9.07

Código desconhecido

As alterações ao Código do Processo Penal e ao Código Penal trazem matéria para muitas discussões. Não as vou ter aqui, porquanto não vejo este blog como um ponto de contacto jurídico, logo não me parece adequado inserir textos grandes, técnicos, sobre esta temática.
Contudo, não posso deixar de transmitir o pensamento chave que defendo nesta questão: a vacatio legis firmada foi manifestamente reduzida.
Pegue-se numa qualquer edição do CP e veja-se que o DL 400/82 que o aprovou em 23.09.1982 relegou a sua entrada em vigor para 01.01.1983 (art.º 2.º).
A reforma introduzida pela Lei 48/95 foi publicada em 15.03.1995. Entrou em vigor no dia 01.10.1995 (art.º 13.º)
O CPP foi aprovado pelo DL 78/87, de 17.02. Entrou em vigor a 01.06.1987 (art.º 7.º). Foi profundamente alterado em pela L 59/98 de 25.08. Estas alterações entraram em vigor em 01.01.1999 (art.º 10.º)
A actual revisão destes códigos traz coisas com as quais concordo, e outras das quais discordo. Acho mesmo que foi uma oportunidade perdida, porque todo o sistema precisa de alterações mais profundas, mais estruturais e não apenas motivadas por questões pontuais, práticas, que se suscitaram nos últimos anos.
Porém, quem faz as leis é o poder político, eleito, e como tal, aos operadores judiciários incumbe aplicá-las. Contudo, essa aplicação tem que ser pensada, discutida e analisada. Por isso no passado se deram meses de estudo entre a publicação da lei nova e a sua entrada em vigor.
Desta feita cada qual pensa por si, porque ainda não foi possível fazer acções de formação, colóquis de debate, sessões de estudo quer entre Juízes, quer entre Procuradores, ou Advogados, ou mesmo funcionários judiciais e polícias.
As libertações mediáticas de presos preventivos poderiam não ter ocorrido se os códigos entrassem em vigor em Janeiro, pois até lá muito se poderia fazer para evitar tais situações, nomeadamente acabar os julgamentos.
A conclusão é só uma. O poder político quer ruído na Justiça, desacreditando-a.
Porque ao mesmo tempo que limita as escutas no âmbito de processos judiciais, com a salvaguarda da intervenção de um Juiz para as controlar, vem a público a pretensão de garantir ao SIS capacidade alargada para fazer escutas (por razões de segurança). E a quem responde o SIS? Apenas ao Governo, aos políticos.
Numa entrevista muito directa, Pires de Lima, antigo Bastonário da Ordem dos Advogados diz algumas verdades inconvenientes. Custa-me que o adormecimento geral não seja abalado por afirmações destas. Custa-me que o ministro da Justiça venha com desplante dizer que as leis foram amplamente discutidas na AR e que isso basta. Custa-me que o cara-de-pau que é o PR (muito mais que o deslocado Eanes) comente a sua surpresa pelas críticas ouvidas, demonstrando claramente que não faz a mínima ideia do que é o trabalho de um Tribunal, o que é uma investigação criminal.
Claro que, dentro em breve, as culpas recairão sobre quem dá a cara todos os dias. Os Juízes, o MP, as polícias, e até mesmo os Advogados. Porque quando for altura das eleições ninguém perderá votos com isto. Se calhar até conseguirá vir a público, demagogicamente, facturar com este caos.

17.9.07

Já enjoa




A fixação dos media pelo caso da Maddie e pelo futebol (foi a Selecção para rapidamente passar para o Campeonato e já estarmos nas competições europeias)chateia tanto que até dá vómitos.


14.9.07

Pais real

Na minha leitura diária do Blogue dos Marretas e do Ouriço-Cacheiro fui alertado para uma ideia que tenho que partilhar aqui.
O Dalai-Lama está em Portugal. É uma figura incontornável do nosso Mundo, por tudo aquilo que representa, mas muito particularmente pela forma como age e comunica. A tragédia do Tibete alvo de repressão chinesa não é das mais graves neste nosso planeta, mas é uma entre muitas, e a forma como o Dalai-Lama a combate, argumentando com um sorriso nos lábios espalhando a filosofia que o rege consegue captar simpatia, ainda que pouco esclarecida.
Ao chegar a Portugal, jornalistas portugueses "saltaram" sobre o homem confrontando-o com a recusa do Governo Português em recebê-lo oficialmente, aparentemente à espera de uma declaração bombástica, arrasadora, amarga. Mas, naturalmente, isso não aconteceu, saindo-se o líder espiritual tibetano com a fantástica frase de que os Governos pouco fazem para espalhar a palavra de paz e igualdade que é a sua missão, não sendo o Português uma excepção.
O Governo Português não quis receber oficialmente o Dalai-Lama. A única justificação para tal decisão, por muita argumentação publicada pelos governantes, só pode ser o desejo de não "ferir a sensibilidade da China", cujo crescente poderio económico justifica uma estranha subserviência.
Em contrapartida convidou Robert Mugabe para a Conferência da União Europeia com os países africanos, mesmo que com isso ponha em causa a participação do Reino Unido e outros que já ameaçaram, igualmente, boicotar a iniciativa. Pelos vistos este países europeus terão pouco peso na estratégia governativa, e aquele ditador de pacotilha, que responde a um passado racista com vítimas negras num presente racista com expulsão, sem qualquer critério ou justificação, dos brancos, com isso arruinando o país e entregando a população (negra) que demagogicamente anunciou defender, no limiar da fome, na mais confragedora pobreza num país de elevados recursos naturais.
Este é o Governo real.
É o nosso país real. Aquele cujos noticiários televisivos abrem com o soco de Scolari que escalpelizam durante dez minutos para, depois, gastar outro tanto tempo com as especulações jornaisticas sobre o caso da Maddie.
Cada vez mais, mais pessoas vivem longe da realidade, intoxicadas pela deturpação dos valores traduzida nestes tiros ao lado de tudo o que verdadeiramente importa.

10.9.07

Carnivale

Num fim-de-semana traído pelo tempo, que me fez suar durante a primeira semana de regresso ao trabalho e acabou por inviabilizar uma merecida recaída na praia, acabei por ficar muito caseirinho. Uma excursão à Gulbenkian no último dia da exposição que revelou um pouco do seu historial de apoio às artes nestes seus cinquenta anos de vida deu a nota cultural de Domingo.

De resto, li, comi, vi televisão, zappando para fugir aos directos sobre os pais de Maddie, pastelei, e pouco mais.

Bom, algo mais. Este post destina-se a dar nota de uma série de televisão, que passou na SIC Radical mas na altura não lhe dei crédito. Antes das férias a curiosidade impôs a sua compra. Vê-la nos dias de Verão depois da praia foi viciante. Acabada a primeira série apressei-me a comprar a segunda, que este fim-de-semana acabei de ver.

Falo da excelente CARNIVALE, série da conceituada HBO, em português, "A Feira da Magia".


Apenas para situar o fio narrativo, revelo que a série se desenrola nos EUA, em plena Depressão económica, por entre pobreza, desemprego e seca, num prenúncio da Segunda Guerra Mundial que viria revolucionar o século XX.

Partindo do conceito de que, em cada geração há um sujeito que encarna o Bem e outro o Mal, e que ambos necessariamente acabarão por se confrontar com efeitos para toda a humanidade, tudo gira à volta do dia a dia de uma feira de aberrações e diversão que percorre o país espremendo aos seus clientes o dinheiro necessário para sobreviver. Em contraponto temos a evolução de um padre e a génese de um novo movimento religioso, uma reicrição do papel do clero na moderna sociedade dominada pela política que conduzira o país à miséria.

OS textos são excelentes, a interpretação de alto nível e a reconstituição da época suja e degradante como terão sido aqueles dias de sofrimento e carência. A nota "mágica", do irreal, sobrenatural, místico, é moderada e agradável. Nada de excessos, nada de efeitos especiais demasiado elaborados.

E tudo se torna viciante. Ao fim de cada episódio queremos espreitar o próximo. E se não o fazemos logo é porque cada um tem mais de 50 minutos. Duas séries de doze episódios. E um fim prematuro, pois que, de acordo com aquilo que recolhi na net, foi cancelada, apesar de o último episódio deixar a porta aberta a uma continuação. Pudera... a luta entre o Bem e o Mal nunca tem fim, pois não?

5.9.07

Ratos

A Disney e a Pixar habituaram-nos a uma enorme qualidade técnica das animações que lançam anualmente e este filme não é excepção. Agora que consolidaram tecnologias e procedimentos, cada nova obra passa a depender de duas coisas apenas: a inspiração do desenhador na criação dos personagens, e a qualidade do argumento.

Neste Ratatouille a história é simples. Demasiado simples. O humor não é constante ou evidente, e o desfecho é simpático. Não temos um verdadeiro "mau", nem um herói. Apenas gente e ratos e algumas peripécias de fazer a ASAE saltar com o livro de coimas em riste.

Vê-se bem, mas está longe do espectáculo de obras anteriores.

Come-se.

4.9.07

Arroz

O arroz Carolino tem que ser Salgado?

3.9.07

De regresso

Afinal, durante todo o mês de Agosto não me apeteceu escrever uma palavra que fosse neste blog, não obstante a ameaça que fiz na última mensagem de cá vir ocasionalmente.
As férias não foram nada de especial. Compromissos familiares, menos de duas semanas de praia (intensivas mas com alguma chuva, nevoeiro, vento, calor, água gelada, mar revolto e perigoso, de tudo tive um pouco), livros, DVDs, alguns encontros com amigos para uns copos, pôr conversas em dia e quando dou por mim estamos aqui, em Setembro, de volta ao trabalho e ao computador todos os dias.
Durante a silly-season ouvi os inevitáveis disparates que chegaram a satisfazer a comunicação social que os não deixou escapar e alimentou outros tantos disparates. Tivemos as "não-notícias" de Maddie, com o exame do laboratório inglês que, vem, não vem, os cães portugueses também cheiram, ou não, cadáveres, e a miúda está viva, está morta, foram os pais, foram os amigos, foi o papão... tudo os media divulgaram, inventando uns, citando-se uns aos outros, num arraial para encher chouriços.
A Grécia ardeu à boa maneira portuguesa, e por cá não houve incêndios de registo. Pudera!, não só já não há muito para arder, como não houve calor, associado a vento para fazer estragos.
Houve cheias para uns, tufões ou furacões para outros, sismos para assustar, e logo toda a gente aproveitou para soltar o papão da destruição do mundo pelas alterações climáticas. Lá longe a preocupação nas notícias era a de saber se havia portugueses nas vítimas. "Morreram cinquenta, mas nenhum é português. Então está tudo bem"
O futebol começou, e o Benfica mudou de treinador, arranjando tema de conversa para uma semana inteira de enjoativas reportagens. Só faltou anunciar o primeiro peido de Camacho nos treinos.
Conclusão? Nada de novo. Tudo vai na mesma nesta terra, neste berlinde azul perdido na imensidão do universo. Por vezes é bom afastarmo-nos assim, para longe, muito longe, para outro sistema, outra galáxia, e ver quão insignificantes somos. A partir de então poderemos levarmo-nos mais a sério e recomeçar a trabalhar no nosso minúsculo mundo que, se muito vale para nós, pouco é na grande equação cósmica.
Não estava a contar com este final. Não levem a mal o lugar-comum da filosofia de esquina. Os ursos por vezes têm disto.