29.8.09

Sacanas

Ontem fui ver o último filme de Quentin Tarantino.
Caramba!, o homem sabe mesmo para que serve o cinema, e o que fazer com ele. Duas horas e meia de projecção que passam num instante, cheias de entretenimento, filmadas com criatividade, rigor, dando forma a um guião brilhante, cheio de deliciosos pormenores, nomeadamente nos diálogos, nas pausas, no ritmo e em todas as citações cinematográficas apelando aos nossos conhecimentos, especialmente dos clássicos.
"Inglourious Basterds" (em português, numa feliz tradução, "Sacanas sem Lei") é mais um daqueles filmes que fica na história, como ficaram "Cães Danados", "Pulp Fiction" ou "Kill Bill", com linhas de texto perfeitas para novas citações. A colagem do western spaghetti ao género de guerra focado na 2.ª Guerra Mundial é fantástico e revela o cuidado do autor com os detalhes, os pequenos pormenores.
Pouco se pode dizer do filme sem estragar o seu visionamento, pois Tarantino prende-nos ao desenrolar da história (mais uma vez contada por capítulos) navegando entre o previsível e o imprevisível, sempre sem nos deixar seguros do caminho que irá trilhar. Assim, apenas vou insistir numa tecla: vão ver o filme.
Cinco estrelas é capaz de ser pouco...

27.8.09

Inimigos Públicos


Há filmes assim. Ainda não sei se gostei ou não do filme e já o vi no fim-de-semana passado. Depp e Bale estão sóbrios e consistentes do princípio ao fim, mas fiquei com a sensação de que poderia sempre haver mais.
A realização saltita do convencional para sequências filmadas em vídeo "dentro da acção", dos tiroteios.
Recuso-me a dar nota. Não sei mesmo quanto vale este filme. Vejam para tirar a dúvida.

25.8.09

O preço da União (de facto)

Ainda bem que Cavaco vetou a nova versão da lei das uniões de facto. Se eu não quero casar-me, e assumir todos os direitos e deveres de um contrato tipificado do Direito da Família que é o casamento, porque carga de água me devem ser impostos "direitos" que obviamente são igualmente deveres (tudo depende do ponto de vista), nomeadamente a título patrimonial?
Nada deverá ser mais informal que a união de facto. Por oposição ao casamento.
Porquê ter que celebrar um "acordo escrito" (ou seja, um contrato) para afastar figuras típicas do casamento como sejam a presunção de comunhão de bens e a solidariedade das dívidas do casal? Então já não basta não querer casar-me, teria agora que assinar um acordo de "não união de facto"?
Quem me conhece sabe quanto me custa dizer isto: bem andou o Presidente Cavaco.

22.8.09

Regressos

Estou de volta.
Encontro o país numa quase normalidade para a época: incêndios, acidentes (na estrada ou na praia), políticos a preparar a reentrada (desta feita de garras afiadas para as duas eleições que se avizinham) e calor. Talvez a fugir da normalidade estejam os 4-0 do Benfica (eh!eh!eh!), mas essa mudança até se agradece.
Trago comentários para partilhar relativamente às férias que entram na semana final. Mas gostaria das ilustrar com umas fotografias e estou muito atrasado no seu tratamento. E como não quero passar as férias agarrado ao computador, o melhor é esperar um pouco.
Até lá, aguardemos desesperados pelo "Inglorious Basterds" que esteve para estrear esta semana mas só chega quinta-feira. Bolas!

12.8.09

11.8.09

Mistério

"Até fim de Julho ardeu três vezes mais floresta que em igual período de 2008"

Este é um título do Publico, hoje. A minha pergunta é: onde estão as intermináveis reportagens sobre incêndios? Porque, sinceramente, dada a ausência de notícias, pensava que este ano tinha havido muito menos fogos florestais.

3.8.09

Procura-se

O Urso Polar está mais branco que nunca. Bem que gostaria de ganhar um ar mais saudável, um pouco bronzeado. Mas com manhãs como esta... Onde raio estão os dias de Verão, o sol, o calor?