27.12.09

À beira do fim... de ano

O Natal passou célere. Tão depressa estava a fazer compras de presentes como já arrumava a papelada rasgada. Foi tudo tão rápido que nem comprei umas luzes para a árvore de natal, estragadas que estavam aquelas que têm sido utilizadas nos últimos anos.
Os dias, cinzentos, sem graça, não têm convidado a grandes iniciativas. Ficar na cama até tarde tem sido um bom plano. Mas chegado a esta hora, fico na dúvida sobre o que fazer. Tudo aquilo que "tem" de ser feito não apetece. Tudo o que "pode" ser feito não convence.
A novidade costuma ser um bom incentivo. Mas nestes dias a novidade tem estado arredada. Para novo parece que já só sobra o ano.
Paulatinamente vejo o tempo escorrer à beira do fim, deste fim de 2009, repetindo-se o ciclo anual de promessas. Será 2010 um ano melhor? Desejamo-lo. Mas o futuro quere-se desconhecido, para que seja novidade.
Para que tudo seja possível. Para o bem e para o mal. Para que surpreenda.

21.12.09

Carta ao Pai Natal (5)


Pelo 5.º ano consecutivo escrevo a minha carta ao Pai Natal. Desta vez, compreendo, já vou um pouco em cima da hora, mas nunca se sabe.
Da lista do ano passado passei a ter o iPhone e fui eu quem mo ofereceu. Estranho não ter recebido mais nada daquilo que lá incluí, nomeadamente a última extravagância, aquela no fim da lista...
Para este Natal de 2009, cá vai:

1.º - Começando com alguma modéstia, que tal o último livro desse genial fotógrafo que é Koudelka? Piedmont é o título, pois é um conjunto de fotografias panorâmicas captadas naquela região italiana.



2.º - Subindo um pouco na escala, que tal uma Canon EF 70-200mm, F4L, uma objectiva que ficava a matar na minha câmara.



3.º - Uma viagem ao Japão, por pelo menos duas semanas, vinha mesmo a calhar.


4.º - Este presente envolve igualmente uma viagem, mas também um bilhete que é sempre uma raridade, sendo certo que o senhor não virá a Portugal brindar-nos com a sua voz rouca. Que tal uma viagem para ir assistir a um concerto de Tom Waits.


5.º - Para terminar, uma extravagância: um Aston Martin Carbon Black Edition V12 Vantage. Porque não?

14.12.09

Afeganistão

Alexandra Lucas Coelho passou um mês no Afeganistão e de lá trouxe um relato sagaz de um país que desmoronou com as guerras que o assolam há quarenta anos.
Acompanhamos o seu relato com leveza e ansiando sempre por ver o que virá a seguir, pois sentimos que andamos a seu lado enquanto explora a vida dos naturais e dos estrangeiros que se passeiam pelas ruínas de uma nação.
A ler, o mais rapidamente possível.

8.12.09

As fotografias ganhadoras... do terceiro prémio (8)

Tema 8: Museu

Eu avisei...
Nada de especial.

As fotografias ganhadoras... do terceiro prémio (7)

Tema 7: Perto do chão

As fotografias ganhadoras... do terceiro prémio (6)

Tema 6: Hoje é sábado

As fotografias ganhadoras... do terceiro prémio (5)


Tema 5: Arquitectura



As fotografias ganhadoras... do terceiro prémio (4)

Tema 4: Se eu fosse escultor

As fotografias ganhadoras... do terceiro prémio (3)

Tema 3: Cores vivas

As fotografias ganhadoras... do terceiro prémio (2)

Tema 2: Mercado de Portimão


As fotografias ganhadoras... do terceiro prémio (1)

Como prometido, aqui ficam as amostras das fotografias ganhadoras do terceiro prémio da 9.ª Corrida Fotográfica de Portimão. Cada tema tinha três fotografias. Não recordo, sequer, os temas com exactidão, pelo que apenas deixo pistas.
Não são brilhantes, eu sei. Aliás, a maioria nem é particularmente boa. Creio que a concorrência esteve fraca.
Como só consigo pôr 5 fotos de cada vez, seguem vários posts do mesmo, cada um com um tema.

Tema 1 - Água, ferro e madeira:








(os posts que se seguem foram corrigidos quanto aos temas, depois da ajuda da Marisa e de termos ido a Portimão e conferido aquilo que já nos esqueceramos)

4.12.09

Estranheza

São quatro despachos publicados no DR hoje.
Alguém percebe o que estas pessoas lá estiveram a fazer 4 dias? Repare-se que a segunda nomeada/exonerada teve direito a voto de gratidão. Muito deve ter trabalhado naquela semana...