31.12.10

Ano Novo de 2011

Aproxima-se mais um Ano Novo.
Também 2010 o foi, há 365 dias atrás, e agora é um Velho a estrebuchar nas suas últimas horas. Tantas esperanças que se renovam neste ciclo anual para depois serem atropeladas pelas incertezas, as variáveis que transformam a vida nesta experiência à qual nos entregamos de cabeça.
2011 é anunciado como um ano horrível, terrível, em que tudo será negativo, muito por força da crise, dos mercados, da economia. Espero que assim não venha a acontecer. Sou optimista. E sei que haverá momentos maus, outros muito maus, outros bons e alguns muito bons. Chegados a 31 de Dezembro apenas nos restará fazer o balanço.
Hoje posso dizer que 2010 não foi um ano horrível, mas também não foi um ano excelente. Foi apenas mais um ano.
Estarei satisfeito de 2011 for igualmente "apenas" mais um ano. Porque passo a passo se constrói uma vida. Ano a ano vamos partilhando, experienciando, vivendo.
A todos os que ainda perdem tempo a passar por aqui em busca dos pensamentos de um gigante do gelo desejo um Bom Ano de 2011. Que supere positivamente as vossas melhores expectativas. Creio que será suficiente.

12.12.10

Filme, BD, Vídeojogo

Há filmes baseados em vídeojogos que são uma estopada, cena de combate ou de acrobacia uma atrás da outra, sem qualquer história que os sustentem para além dos efeitos especiais.
Pois "Scott Pilgrim" é baseado numa BD e à semelhança desta, filmado como se fosse um jogo de arcada. É um dos filmes mais divertidos que vi este ano, espectacular nos efeitos, e entusiamante na história de um jovem músico deprimido por razões de amor e, por amor, levado a combater os sete malvados ex-namorados da mulher que apareceu nos seus sonhos e na sua vida e que se afigura ser a mulher da sua vida.
O texto está muito bem construído, mas o que vale muito, mas mesmo muito, é o desempenho dos actores que souberam dar vida à ideia visionária de construir o filme-BD-vídeojogo desta forma espectacular.
A não perder.

6.12.10

Jogo sujo


Fair Game, é um filme claramente político, baseado na história verídica da agente da CIA Valerie Plame exposta pela administração Bush para "sacudir a água do capote", desviar as atenções e garantir a "legitimidade" da sua intervenção no Iraque.
Doug Liman assina a realização de forma competente, consegue gerir e gerar a tensão dramática com pulso forte, sem cedências a lamechices, mantendo o espectador agarrado entre o registo do filme de acção e o documentário.
Esta obra regista os tempos em que se assumiu a forma de gorvernar que hoje faz escola e prolifera: o governo através da manipulação da informação, dos meios de comunicação social, da exploração dos sentimentos básicos do cidadão, como o medo, o preconceito. O governo em que as pessoas são reduzidas a peões, números descartáveis, figuras sem rosto nem alma.
O filme ajuda a não esquecer.
Pena é que uma esmagadora maioria nem sequer assimilou os factos quando foram divulgados para os ter esquecido. Talvez agora, associando as fortes imagens dos personagens interpretados por Naomi Watts e Sean Penn, a mensagem consiga passar com mais distanciamento e a força suficiente para que o cidadão fique alerta e não se deixe enganar com semelhantes artifícios.
Pois...

3.12.10

Carta ao Pai Natal (6)


Chegou a altura do ano de fazer a carta ao Pai Natal.
O ano passado devo ter-me portado muito mal, pois não recebi nem uma das prendas que pedi.
Ora, senhor Pai Natal, cá vai:

1.º - A primeira e segunda séries, em DVD, do "FRINGE"


2.º Um verdadeiro DIA DE NEVE aqui por Lisboa :o)

3.º Uma VIAGEM NO TRANSIBERIANO de S. Petersburgo a Pequim


4.º Um cromo repetido da minha primeira edição, mas que continua a ser o meu carro de sonho, um ASTON MARTIN DB9


5.º Finalmente, porque chega de coisas, de bens materiais, gostava de ter mais TEMPO


Espero que a minha carta chegue prontamente ao seu destino e mereça a mehor atenção de forma a ver satisfeitos os meus singelos pedidos!