5.6.10

Comedor de pérolas


Anteontem morreu João Aguiar, o escritor.
Foi o escritor português com quem mais me identifiquei. Porquê? Porque ao ler as suas obras, e não tanto os romances históricos, mas mais os romances de intriga e do fantástico, reconhecia no estilo aquilo que gostava de ver nos meus arremedos de escritor. É caso para dizer que "quando for grande gostaria de escrever como ele".
João Aguiar era presença constante na Feira do Livro de Lisboa. Dirigia-me a ele quase todos os anos para pedir um autógrafo e aproximar-me daquele senhor que, com uma simplicidade atroz, contava histórias que me prendiam de fio a pavio. Porém, nunca consegui trocar com ele mais do que palavras de circunstância, por nem saber o que poderia dizer-lhe.
Se ainda não conhecem, estão a tempo de descobrir a obra de João Aguiar. Não haverá mais novidades, mas aquilo que tem escrito dará para muitos serões de leitura.

Sem comentários: