20.8.10

"A origem" é original

Como não estou com muita pachorra para escrever, vou ser o mais sintético possível.
A ideia do filme está muito bem criada. A história desenvolve-se muito bem. Ainda assim, o ritmo é incerto. havendo "saltos" grandes, nitidamente resultado da necessidade de não estender a duração para valores pouco comerciais.
Em termos cinematográficos, os actores movem-se bastante bem, sendo certo que os seus personagens não têm densidade ou profundidade suficientes para revelarem dotes de interpretação. Mas as cenas de acção estão muito, muito bem feitas. Bem imaginadas e melhor convertidas em imagem, animam o espectáculo e fazem suster a respiração.
Porém, o filme, toda a história, é construído num sentido e o fim deixa um gosto algo insuficiente. Sem querer estragar o final, apenas direi que estava à espera de algum arrebatamento e apenas encontrei um encerramento chocho.
É uma boa peça de entretenimento, diverte e anima, e até faz pensar um pouco. Mas ficou muito aquém das espectativas.
Nota três para a desilusão, salva pelo onírico convertido em imagem de cinema.

1 comentário:

Urso Polar disse...

Dois anos depois, revi o filme. Fiz uma nova leitura, atento que estive aos detalhes que recordava que iriam ser relevantes para o final. Procurei a coerência que perdi da primeira vez. Encontrei-a. O fim não é chocho. Está aberto a qualquer entendimento. Desde que se tenha imaginação.
Desta vez, gostei ainda mais do filme.