12.12.03

PSL e PP - FEUDOS E INCONGRUÊNCIAS

PSL (Pedro Santana Lopes) anunciou que a partir do segundo semestre de 2004 o acesso à Baixa e ao Chiado por automóvel será limitado a quem pagar um selo anual ou semestral (temo quanto ao valor).

Bravo. Brilhante.
Numa altura em que o objectivo é revitalizar a Baixa e o Chiado, limitamos o acesso aos automóveis. Em abstracto, o conceito é positivo e parece bom. Mas, será?

Actualmente, em Lisboa, onde quer que seja que estacionemos, há que alimentar o bicho parquímetro. Logo, se PSL levar mais esta adiante, teremos que estacionar o automóvel sabe-se lá onde (mesmo com parquímetros já estive 20 minutos nas avenidas novas à procura de um lugar para estacionar para poder ir ao médico, vindo de Mafra, e por isso deslocando-me de carro) e pagar, um tempo aumentado porque teremos que aditar o tempo da viagem em transporte público. Ah!, pois, e acrescendo o valor dos bilhetes para os transportes públicos (escassos naquela zona).

Ir à Baixa e ao Chiado ficará cada vez mais caro, alimentando o carreirismo de muitos em direcção aos centros comerciais. MAis uma machadada para o comércio daquela zona nobre.

Mas, e os residentes? Queixam-se da desertificação da Baixa, mas nada é decidido em favor de quem para ali vá viver.
Tenho um casal amigo que vive na Calçada do Carmo. Por vezes visito-os, saindo de sua casa à uma, duas, três da manhã. Obviamente que, a essa hora, tenho que ir de carro para casa. Já nao basta o assalto que é pagar parquímetro naquela zona até Às 3 horas da manhã (!!!), uma vez que é a zona de chulice a quem queira ir beber um copo ao Bairro ALto, agora querem que eu pague mais uma taxa? Ou que deixe o carro no cú de Judas e de madrugada voe até ele? Ou então que esses meus amigos abdiquem de ter visitas porque estas não podem ir até à casa deles a horas tardias.
Juntem isto à música nas ruas durante todo o dia, aos cortes de trânsito e de circulação sem pré aviso porque alguém decidiu filmar no Chiado, na animação de rua à porta dos habitantes e apreciem como é bom ir ou viver na Baixa e no Chiado.

Bravo, PSL. Por Favor, volta para a Figueira da Foz.


PP (Paulo Portas) brinda-nos com mais uma das suas incongruências.
Quer a revisão constitucional para retirar as referência (do preâmbulo) ao socialismo e tendências de esquerda que, nos anos quentes foram ali redigidas. Porque é história, e o lugar da história não é na lei.
Porém, não abdica de uma referência à tradição judaico-cristã na constituição europeia, por razões históricas, não podendo ser omitida a relevância desta tradição na construção da Europa.
Então, e o papel da esquerda, do comunismo e do socialismo após o 25 de Abril para a construção do regime que hoje nos regula, democrático e com os defeitos inerentes, mas sempre sujeito ao voto do povo, e estrurturado em princípios fundamentais, modernos?
PP, volta para... sei lá, vai mas é para longe que já chateia tanta conversa da treta.

Escrevi muito, desta vez. MAs, que sei eu disto.

Sem comentários: