28.9.09

Cedências

Infelizmente temos que continuar a aturar o boneco animado que é Socrates como primeiro-ministro. Felizmente, terá que perder aquele seu jeito do "quero, mando e posso", do "só nós é que sabemos, porque tivemos maioria absoluta".
Os partidos mais pequenos cresceram. Temos o parlamento dividido entre cinco forças políticas, não sendo nenhuma delas marginal, residual, e permitindo desenvolver acordos pontuais à esquerda e à direita, temperando a governação.
O que é que disto poderá resultar?
Num mundo perfeito, uma governação equilibrada, discutida, vocacionada para resolver os problemas do país com base em consensos. Consensos, ou seja, cedências de parte a parte para alcançar uma plataforma comum de trabalho.
Em Portugal, acredito piamente que irá proporcionar um clima de guerrilha política, de partidos pequenos, minoritários a querer impôr sem cedências as suas visões, minoritárias, e com o PS a querer governar sem mudar em nada as suas ideias e projectos, queixando-se da ingovernabilidade. Daqui a 6 meses começarão os desentendimentos entre as comadres. Aposto que este Governo não durará a legislatura.

2 comentários:

Anónimo disse...

Claro que não durará mas a questão mais premente é saber se o PR foi escutado e se terá legitimidade politica real para impor soluções estáveis. Acho que vamos ter uma maioria prepotente autista PS-PP e um presidente fraco incapaz de funcionar como pendulo da balaça.
Parabens o teu MEP teve 25000 votos. Deixa florir a criança que há em ti. Alfonso ou não há almoços grátis. Já agora onde é esse sítio edílico onde as pessoas acordam assuntos e dão abracinhos?

Anónimo disse...

Ai está o PR ensandeceu. Vamos ter uma guerra entre o mais alto magistrado da nação (que de poder só tem o botão vermelho da bomba atómica, porque a retórica ele não a domina e não a pode usar) e um parlamento pulverizado com o tal PM arrogante e insuportavelmente narciso e controleiro com a possibilidade de grande convulsão na República. Talvez tudo impluda e nasça um regime melhor do que este que ao 35 anos parece estar demente. Alfonso