9.10.09

Lisboa

Em Lisboa, não tenho dúvidas. António Costa merece continuar por mais quatro anos como presidente da câmara para mostrar se o que fez nos últimos dois anos é tão estrutural quanto parece. Equilíbrio orçamental, e opções com os pés na terra e de verdadeira simplicidade (redesenhar os corredores BUS, sem interrupções foi tão fácil e eficaz que custa perceber porque demorou tanto até que alguém o fizesse). Falta apenas convencer as pessoas a não trazer a porcaria do carro para Lisboa, pois as intermináveis filas e congestionamentos no interior da cidade dependem claramente de uma mudança de mentalidade dos cidadãos que vai para além da presidência de um município. Veja-se o exemplo em qualquer cidade capital da Europa...
O que não é possível tolerar é o regresso de Santana Lopes e das suas propostas assustadoras. Mais túneis? Quanto mais se "facilitar" o trânsito dentro da cidade mais gente quererá trazer o carro para o seu miolo e mais complicado ficará o trânsito. É assim tão difícil de perceber a lógica desta espiral? Sempre foi assim, e nada alterará essa realidade. Lisboa não precisa de mais túneis, precisa de mais e melhores transportes públicos. E mais eficazes restrições à circulação e estacionamento do veículo privado, obrigando as pessoas a deixá-lo em zonas mais periféricas recorrendo amiúde ao autocarro e ao metro para então entraar nas zonas centrais da capital.
E não falemos de outras aberrações como aquela de instalar a Feira Popular (qual? onde é que ainda há uma feira popular?) nos terrenos que, após muitas negociações, deverão acolher o IPO, evitando que o principal hospital de luta contra o cancro se desloque para o município de Oeiras).

Até agora tenho evitado fazer apelos ao voto. Mas desta vez, a urgência é tanta que não resisto: votem na candidatura de António Costa. Mesmo que vos dê azia votar no PS (eu percebo, mas recordem que não estão a votar no Sócrates...). Mas por favor, não desperdicem Lisboa nas mãos de Santana Lopes.

1 comentário:

Ouriço-Cacheiro disse...

Ajuda se boletim de voto viesse somente o nome e não o partido. Fiquei com uma nica de azia fiquei... Mas não oiço nenhum coaxar cá dentro ;-)