9.2.10

Que mal te fizeram as cabras, pá?


"The men who stare at goats", em português "Os homens que matam cabras só com o olhar" é um filme ligeiro e bem disposto que deixa um travo de insatisfação quando termina.
Quando se vê o "trailer" ficamos mais empolgados. Mas ao chegar ao fim, sentimos que nem todas as promessas foram cumpridas. É certo que rimos com as palermices, com as referências aos outros filmes (como a insistente qualificação de Ewan McGregor como um Jedi), mas, com o elenco que tem, as expectativas eram mais elevadas.
Talvez fosse isso: tinha demasiadas expectativas. Mas quando se vai ao cinema tão espaçadamente estamos sempre à espera de ter escolhido os filmes que valem mesmo a pena e se destacam pela sua originalidade.
A história, contada por McGregor na pele de um jornalista regional, relata-nos uma iniciativa do exército norte-americano para criar e aproveitar soldados com poderes psíquicos. Essa iniciativa nasceu nos anos 60 imbuída do espírito de prevenir o evento guerra, almejando a paz mas, nos anos 90 e seguintes , como tudo o mais, foi convertida em projectos mais "negros".
A alegoria traduz a postura da sociedade americana perante a guerra nos últimos 50 anos. Diz-nos um aviso no início da projecção que factos reais estiveram na base da ficção. Não me admirava nada.
Assim, este filme merece sólidas três estrelas. Se for de ânimo leve e sem grandes pretensões pode ser que saia agradavelmente surpreendido.

2 comentários:

Valter disse...

Pois, com aquele elenco não me dei ao trabalho de ver trailers. Fabulosa capacidade de auto-crítica e auto-caricatura de alguns americanos...
Nota positiva - estar na mesma sessão com o urso polar e escutar entre as demais a sua inconfundível gargalhada polar!

marisa m disse...

http://jn.sapo.pt/paginainicial/mundo/interior.aspx?content_id=1504587