11.6.12

Adeus a Maria Keil



 A semana nasceu com a notícia da morte de Maria Keil, ícone das artes plásticas conhecida pelos seus azulejos, pelas suas pinturas, pelas ilustrações dos livros da nossa infância.
Para mim, muito mais do que isso. Antes de casar, a minha mãe trabalhou na casa da família da artista, o que levou a que, anos mais tarde, Maria Keil assumisse o papel de minha madrinha.

Infelizmente, o tempo levou a afastamento das famílias e são poucas as vezes que recordo ter estado na presença de Maria Keil, a última talvez há cerca de vinte e cinco anos. Ainda assim tenho bastante presente a sua voz inconfundível (ajuda ter escutado e visto tudo o que foi saindo em rádio e televisão sobre a artista e a sua obra), e a forma delicada e encantadora como se dirigia às crianças, eu incluído.

Deixo aqui a minha homenagem a Maria Keil. Com algumas imagens de ilustrações infantis e azulejos, como os que seguem, da estação de metro do Rossio (para melhor explorar aqui), de um pequeno par do qual tenho uma cópia em casa, ou ainda do painel da Infante Santo.
Muito mais há para mostrar, tão vasta é a sua obra. Experimentem "googlar" o seu nome e procurem os resultados de imagens. São surpreendentes.

1 comentário:

Ouriço-Cacheiro disse...

Como eu gosto, uma raridade: talentosa e amorosa.
beijos!