5.7.12

Propinas...

"- E onde estudas?
 - Na universidade da vida.
 - Então toma lá 500$00 para as propinas"
(A Comédia de Deus, João César Monteiro)



Andei eu, e milhares como eu, a estudar durante anos. A viver à custa dos nossos pais, que com esforço trabalharam para que os seus filhos estudassem e se licenciassem. A lutar pela não introdução das propinas, pois para muitos o esforço exigido à família punha em risco a continuação dos estudos. Outros, dormiram mal durante anos, para trabalhar de dia e estudar à noite, num esforço quantas vezes desumano.

Afinal, nada disso era preciso. Bem vistas as coisas, bastava ter escolhido uma das "boas" jotas e tirado o cartão. Trabalhado aqui e ali, assumido cargos aqui e ali, a maior parte das vezes ganhando mais do que aquilo que nós, os burros que tiveram que estudar para concluirem uma formação superior, ainda hoje não ganham apesar de sermos doutores e engenheiros, arquitectos... enfermeiros (pois,  € 4,00 por hora?, caramba, a minha empregada de limpeza cobrava € 6,00...).

Bem vistas as coisas, o programa "Novas Oportunidades" foi mais longe e "eles" é que a sabem toda. Do inglês técnico ao domingo, ao curso feito em quatro cadeiras, quatro exames, tudo valeu. Quanto terá custado o diploma? Qual o valor das propinas?

Os nossos pais, a maioria dos quais nunca pôde, sequer, almejar a uma educação superior, deveriam avançar em massa para as Universidades. Com a sua experiência profissional, de uma vida de labor e sacrifício, decerto têm os créditos suficientes para pedirem equivalências e fazerem o curso de um momento para o outro.

O "SBSR" começa hoje no Meco, ao que consta com muita relva para pisar. Pisem a relva, pisem, e reduzam-na a pó!

1 comentário:

Ouriço-Cacheiro disse...

A relva é transgénica.