29.10.12

007 - Back to Basics

Chegou esta sexta-feira o último filme de 007, "Skyfall". Só posso dizer que o filme é fantástico, dentro do universo "James Bond".
Está muito bem escrito, melhor realizado e tem interpretações de muito bom nível, com personagens mais densos do que estamos habituados para a saga.
O vilão, Javier Bardem, é espelho de poderosos criatividade e desempenho, e as suas intenções são mundanas e longe da megalomania de outrora.
Daniel Craig é, para mim, o melhor Bond de sempre.
E o filme regressa ao básico, esquece os "gadgets" infernais (apesar de não resistir a pôr umas luzinhas numa pistola para um desfecho irrelevante), esconde a publicidade que nos tempos de Brosnan era gritante, e desperta-nos a memória com estímulos do passado, ligando o actual 007 ao seu passado.
Encontraremos sempre um lado mais infantil, uma ponta menos bem arrematada, ou uma cena que se dispensava por tão inútil e despropositada. Mas, meus amigos, isso faz parte do pacote que traz o agente secreto mais famoso de sempre.
Porém, ao contrário dos tempos passados, este é um filme que, ao chegar ao fim, nos deixa na boca o gostinho da antecipação dizendo "quero ver o próximo; quando sai?".
Não percam este. Fiquem à espera do que vier a seguir.

Sem comentários: