28.7.12

Cinema de muito boa onda

 Duas sugestões para as férias, mesmo antes do Batman que estreia para a semana.
"Ted" é Seth MacFarlane puro. Se gostam de "Family Guy", "American Dad" e "The Cleveland Show", então o filme é imperdível. Não tem nada de surpreendente no argumento mas, no entanto, tem todo o rigor, todo o humor, toda a corrosão que nos fazem passar um excelente tempo no escuro do cinema, dali saindo com um sorriso nos lábios e algumas cenas de antologia para doravante comentar e reproduzir em conversas bem animadas.
"Moonrise Kingdom" é Wes Anderson puro. E tem a pureza de um texto bem escrito, melhor interpretado e genialmente transposto para o filme, pelo excesso das cores, dos gestos, do ridículo, do inesperado, da fantasia, da magia do cinema.
Para mim, sem dúvida será uma nova adição aos filmes de culto, para ver, e rever, sempre com renovada satisfação.

26.7.12

Ou então


Por seu turno, no Nimas...

25.7.12

Segunda oportunidade

Quem quer ir ao cinema?

17.7.12

*suspiro*



A partir de hoje, o Urso Polar está de férias. Espera ter oportunidade de se deitar ao sol, sem nada para fazer.
E se estiver muito calor, irá procurar o gelo (que pode muito bem estar dentro de um copo, bem acompanhado com pepino e Hendricks).

16.7.12

Corruptela

"A Paz, o Pão,
Habituação, Saúde,
Educação..."

15.7.12

Sessenta mil

Em 10.10.2003, iniciei este blog, com uma mensagem que não sonhava que perdurasse tanto tempo depois.
Ali anunciei a minha vontade de:
Do breve comentário, à dissertação, passando pela piada, pela pergunta, pela ficção, de tudo um pouco disponibilizarei neste confessionário público, aberto a quem quiser perder tempo para o ler. Preparado para receber os comentários de quem quiser responder. 
Cheguei às 60.000 visitas.
Nada mau, para quem tem uma audiência restrita, num blog anónimo (só os mais chegados sabem quem é, na realidade, este Urso Polar).
Este marco de visitas pareceu-me merecedor de um comentário. Daqui a um ano e uns meses, estarei aqui a celebrar os dez anos deste púlpito para desabafos.
Até lá, "Esperem gelo e solidão. Pêlo e peixe cru. Força e patadas" (sic).

5.7.12

Propinas...

"- E onde estudas?
 - Na universidade da vida.
 - Então toma lá 500$00 para as propinas"
(A Comédia de Deus, João César Monteiro)



Andei eu, e milhares como eu, a estudar durante anos. A viver à custa dos nossos pais, que com esforço trabalharam para que os seus filhos estudassem e se licenciassem. A lutar pela não introdução das propinas, pois para muitos o esforço exigido à família punha em risco a continuação dos estudos. Outros, dormiram mal durante anos, para trabalhar de dia e estudar à noite, num esforço quantas vezes desumano.

Afinal, nada disso era preciso. Bem vistas as coisas, bastava ter escolhido uma das "boas" jotas e tirado o cartão. Trabalhado aqui e ali, assumido cargos aqui e ali, a maior parte das vezes ganhando mais do que aquilo que nós, os burros que tiveram que estudar para concluirem uma formação superior, ainda hoje não ganham apesar de sermos doutores e engenheiros, arquitectos... enfermeiros (pois,  € 4,00 por hora?, caramba, a minha empregada de limpeza cobrava € 6,00...).

Bem vistas as coisas, o programa "Novas Oportunidades" foi mais longe e "eles" é que a sabem toda. Do inglês técnico ao domingo, ao curso feito em quatro cadeiras, quatro exames, tudo valeu. Quanto terá custado o diploma? Qual o valor das propinas?

Os nossos pais, a maioria dos quais nunca pôde, sequer, almejar a uma educação superior, deveriam avançar em massa para as Universidades. Com a sua experiência profissional, de uma vida de labor e sacrifício, decerto têm os créditos suficientes para pedirem equivalências e fazerem o curso de um momento para o outro.

O "SBSR" começa hoje no Meco, ao que consta com muita relva para pisar. Pisem a relva, pisem, e reduzam-na a pó!

4.7.12

Pininfarina


O desenhador desta máquina, e de tantas outras, que alimentaram os sonhos de um adolescente ávido por belos automóveis, morreu.
Teve uma vida longa. Deixa uma respeitável herança, capaz de provocar um brilho nos olhos de muita gente sempre que o seu nome for pronunciado.

Tabacaria