3.1.15

O tempo muda o nosso olhar

O primeiro livro do ano foi uma revisitação.
Li-o pela primeira teria 11 ou 12 anos e serviu-me para perceber que o mundo da droga não era caminho que me agradasse. Tinha na vizinhança alguns exemplos de decadência humana, bem mais velhos do que eu, e revia neles as descrições ácidas e degradantes da heroína em Berlim, no final da década de 1970.
Reli-o mais tarde, estaria terminar o secundário. Então, já alguns "amigos" trilhavam os caminhos da droga. Na altura, para mim, fumar um "charro" ainda era uma transgressão demasiado perigosa e a facilidade com que estes circulavam levou-me a rever a história de Christiane F. com maior esclarecimento e capacidade para reconhecer as semelhanças entre aquela experiência berlinense e o que se vivia no início dos anos 90 em Portugal.

Passou-se a Faculdade, onde a droga apanhou algumas pessoas conhecidas. Mas não recordo ninguém caído no poço sem fundo da heroína. Esses, vi-os nalguns rostos conhecidos na terra onde cresci. Creio que foram morrendo de overdose ao longo do tempo. Um vizinho próximo, que contestara frontal e violentamente o irmão mais velho quando este fora heroinómano (e que entretanto recuperara uma vida saudável e integrada), tornou-se ele mesmo mais um agarrado atingindo níveis de degradação como nunca vira. Cheguei a desejar que tivesse uma OD para descanso dos seus pais, dos meus pais, de toda a vizinhança, de mim próprio. Não pensei muito nele, é certo. Porém, também ele, depois de uma década de degradação química, conseguiu tratar-se, sair do fundo do poço onde caiu, constituiu família, e hoje regressou à vizinhança onde leva uma vida livre do veneno da papoila.

Veio a vida profissional e já terão sido centenas, se não mesmo milhares, os agarrados que me passaram pela frente nestes 18 anos. Reler "Os Filhos da Droga" lembrou-me a evolução na estratégia de combate ao consumo. Do crime que deixou de o ser, da luta contra o traficante de rua que se transferiu para a luta ao fornecedor do traficante de rua, das terapias de substituição, comunidades terapêuticas, terapia de grupo, serviços de ambulatório, programas de troca de seringas muito foi feito, muito mudou. A intervenção social prematura, o esforço para evitar a criação de depósitos de pessoas como eram (e são) alguns bairros da periferia, muito se aprendeu e conseguiu fazer trocando a repressão pela educação.
O aparecimento de novas drogas, embelezadas pelo marketing de não causarem dependência ou a degradação visíveis na heroína fizeram igualmente com que esta droga fosse caindo em popularidade. Sem dúvida, o fenómeno da droga muito mudou desde há 40 anos. Mas as suas raízes, razões, fins... são reconhecíveis e transversais

Assim, muito mudou, mas este testemunho, que reli em poucos dias, mantém-se impressionante. Impressionante porque acompanhamos uma miúda de 12 anos em diante que entra num registo de prostituição para sustentar o vício, e que nos trás à memória a clientela que alimentou comércios como o revelado no caso "Casa Pia". Sim, muita gente cresceu achando-se legitimada para abusar de crianças de 12, 13, 14 anos, raparigas, rapazes...

Reler este testmunho, com o novo olhar de quem já passou dos 40 e ultrapassou as situações nas quais foi exposto ao fenómeno e por ele poderia ser tententado transformou a leitura. E abriu porta para o livro que se segue, "A Minha Segunda Vida", onde vou descobrir a vida desta mesma Christiane F., agora com 51 anos.

Sem comentários: