2.11.23

Nudez


 

Ontem, numa conversa com amigos, recordei o exacto momento no qual vi, pela primeira vez, esta capa de disco. A obra, diga-se, é excelente, com o génio criativo de Waters em alta, acabado de sair dos Pink Floyd, acompanhado por Clapton na guitarra.
Mas, na altura, não sabia nada disso. 
Estava na escola secundária, junto aos campos de volleyball, e o ano era 1986. Estava sol. Era dia 15 de Abril.
Esperávamos as aulas da tarde, já tínhamos almoçado, e vivíamos a doce ignorância da adolescência num mundo sem telemóveis, sem internet, sem a urgência do imediato que hoje está sempre presente. As coisas aconteciam e nós só sabíamos delas mais tarde, quando víamos as notícias. Ainda imperava o paradigma de que a rádio anunciava, a televisão mostrava e os jornais explicavam.
Se houvesse uma verdadeira catástrofe, certamente alguém nos avisaria.
Na noite que deu início àquele dia, os EUA bombardearam a Líbia de Khadafi. Um susto que a minha mente de 14 anos rapidamente processou como podendo ser um passo na direcção do holocausto nuclear. Mas, só naquela hora soubemos nós do que estava a acontecer.
Uma colega, que fora almoçar a casa, trazia a nova. "Já ouviram? A América bombardeou a Líbia! Aviões, de noite, mataram não sei quantas pessoas."
Mas a colega aproveitara para vestir uma roupa mais fresca, que o sol de Abril já tornava as tardes agradáveis. E vestira a t-shirt nova que o irmão, mais velho, arranjara.
A t-shirt branca tinha estampada a imagem do "The Pros and Cons of Hitch Hicking".
E eu, enquanto ouvia as notícias do que poderia ser o começo do fim com o qual vivíamos constantemente alertados, uma terceira guerra mundial, apenas conseguia pensar, sem tirar os olhos da t-shirt: "Ela tem uma mulher nua na camisola!".

Sem comentários: