19.11.07

Chocolate

Há alguns anos, não muitos, por pressão da indústria produtora de chocolate que enfrentava o aumento dos preços da matéria prima, foram alterados os critérios que qualificam determinado produto como chocolate, chocolate culinário, chocolate negro, etc. A regra foi a de reduzir a percentagem de cacau em todas as categorias. Com isso, hoje vemos chocolates de culinária com menos de 50% de cacau, e coisas chamadas de "chocolates" que são essencialmente soja com açucar.
A partir de então passou a ser essencial olhar para as letras pequeninas no verso da embalagem para descobrir a percentagem de cacau e saber se vale, ou não a pena comprar o dito chocolate.
Mas vem isto a propósito de um desafio que uma amiga me colocou há três semanas e que acabei por levar muito a sério.
É altura de deixar de chamar "chocolate" a isto


Isto deveria ser chamado por aquilo que é: doce pasta branca solidificada em tablete.

Por isso, é tempo de lançar o desafio: deixemos de chamar chocolate branco a isto. Chocolate é outra coisa. Olhem para a primeira fotografia e vejam a diferença.

E passem a mensagem.

3 comentários:

marisa m disse...

Finalmente uma voz se ergue em público contra esta ignomínia!!! Bravo!!!!!
Agradeço a tua coragem! Solidarizo-me com a tua luta!! É tempo de acabar com esta farsa que se tem vindo a enovelar, como um réptil, nos nossos pés! E em nome de quê?! Da "unidade do mercado interno" (http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/site/pt/oj/2000/l_197/l_19720000803pt00190025.pdf) Mas qual unidade do mercado interno?!
Chegou a altura de irmos todos para a rua com as nossas tabletes na mão!!!

Urso Polar disse...

Cá está, a expressão da amiga que desencadeou a tomada de consciência para a necessária luta que agora começa.

A Tendinha disse...

Nunca gostei dessa... pasta branca!