5.3.08

Gastem lá € 0,90

O Público está de parabéns, hoje que completa 18 anos.
18 anos!
Lembro-me perfeitamente do seu nascimento, previsto para uns meses antes, mas prematuramente abortado, fazendo muita gente vaticinar uma vida curta para o projecto da Sonae. Mas lá nasceu, tinha eu 18 anos naquela data, e trabalhava numa empresa de prestação de serviços que me colocara no extinto BNU, naquele edifício enjoativo ali da 5 de Outubro, esperando pela segunda oportunidade para entrar na Faculdade de Direito de Lisboa.
Tinha aulas de código da estrada, ouvia música num leitor portátil de cassetes com uns auscultadores com esponjas negras para proteger os ouvidos. Ao almoço não podia escolher fast-food, porque não havia. Não havia McDonalds, C.ª das Sandes ou todas as opções que o Monumental, o Atrium ou o Residence oferecem no Saldanha. Nessa altura, a junk-food ao meu alcance estava em frente ao Apolo 70 num quisuqe rosa e preto que dizia "Mr. Chips", e vendia batatas fritas com um "original" molho cocktail, numas embalagens de cartão com as mesmas cores e um comprido garfo com dois bicos, em plástico verde.
Lia então, avidamente, toda a obra de Tolkien e ao fim de semana ia correr para o Estádio Nacional. Os meus amigos estavam na escola, ou a acabar o secundário ou tinham entrado na universidade, e eu sentia-me um pouco perdido, naquele ano de pausa. Iria repetir a PGA (lembram-se da Prova Geral de Acesso) da qual fiz a primeira e a segunda, e os exames que a Faculdade fazia aos seus candidatos.
O mundo era diferente.
Gastem lá € 0,90 e comprem hoje O Público, porque trás um caderno P2 melhorado, em papel de revista, com textos apelativos, e comparações de 1990 com 2008. Vejam as 50 novidades que desde então mudaram a nossa maneira de ser. Pensem nelas e recordem como eram há 18 anos. Lembram-se do n.º 1 do jornal? Tentem recordar aqueles dias, porque é bom lembrar o passado. Ajuda-nos a compreender o presente e pensar no futuro. É uma máxima antiga mas sempre verdadeira.
Vá lá, gastem os € 0,90 que certamente não se arrependerão.

1 comentário:

r. disse...

Coitado... apanhaste a PGA? Eu tive sorte, acabou no meu ano.
Quanto ao Mr. chips, também faz parte do meu passado, andava eu no secundário. Era esse e o super chefe na duque d'ávila...