14.8.13

Banda Sonora de Verão (V)



A Gulbenkian anunciava assim o concerto: "Imaginada e concretizada por Rob Mazurek, líder bicéfalo de Chicago Underground e São Paulo Underground, esta recente formação junta os dois trios e o histórico do jazz contemporâneo Pharoah Sanders, companheiro de John Coltrane . Pharoah & the Underground opõe à muralha de som dos dois trios a memória viva e renovada de um nome incontornável da história contemporânea do jazz."
Numa apresentação contínua de mais de uma hora, os seis músicos enfrentaram um anfiteatro totalmente cheio entre solos, harmonias, ambientes, mostrando uma técnica e paixão apreciáveis. Por vezes, porém, ficou a ideia de falta de entrosamento, de cada qual seguir o seu caminho independentemente dos outros. Responderam ao público e tocaram mais temas, mais curtos, mantendo as hostes interessadas no seu telento
Cumpriram com a expectativa criada, e foi muito marcante ver o saxofonista Pharoah Sanders, com 72 anos, já se movendo com dificuldade, revelar um sopro jovem, poderoso e muito criativo. São muitos anos de carreira e onde o corpo começa a falhar vai valendo a experiência.
Bom concerto a fechar esta edição de 2013 do Jazz em Agosto. 
Para o ano, espero, haverá mais.

Sem comentários: