Este é o nome pelo qual foi designado o vôo que no dia 11.09.2001 foi desviado e não atingiu o seu alvo porque, devido à intervenção dos passageiros, se despenhou num descampado matando todos os ocupantes do avião.
Este é o título do filme de Paul Greengrass que recria os acontecimentos desse dia.
Sem vedetas, sem excesso de protagonismo, retratando gente real colocada perante uma situação irreal.
Em certos momentos o filme assume o estilo televisivo das reconstituições. Mas nem por isso perde impacto. Antes pelo contrário, ganha verosimilhança.
Com este filme somos recordados da ineficiência da coordenação das autoridades americanas, incapazes de reagir em tempo ao que lhes acontecia; de como a CNN informava mais rapidamente que os canais oficiais; como as suspeitas de desvio de aviões chegou a atingir inúmeros vôos (o que recordo ia sendo veiculado pelos media); como os terroristas precisavam de conseguir fazer embater os aviões, condição de sucesso da missão, e por isso não estavam devidamente preparados para pela força se imporem aos passageiros apenas recorrendo à ilusão de segurança, que neste caso se perdeu uma vez que, com o atraso, os passageiros perceberam que o seu destino só poderia ser a morte.
Sabemos o fim do filme. O que aconteceu não pode ser mudado. Mas não perdemos a empatia com aquela gente que decidiu agir, com coragem e desespero, tentando sobreviver, mas também impôr o fracasso à missão suicida. E por isso damos por nós a desejar que mereciam ter conseguido.
Sabemos o que aconteceu nesse dia. Mas ficamos a saber que os poderosos EUA só tinham 4 caças para defender o seu espaço aéreo na costa Leste, dois deles desarmados. Ficamos a saber que, por pouco, não andaram a abater aviões de passageiros apenas por suspeitarem de novos desvios. E sabemos agora que o caos que os terroristas quiseram impôr foi conseguido, e se mantém disseminado pelo planeta.
Hoje houve mais um atentado no Iraque. Mais civis morreram.
(O Photobucket está em manutenção. Ainda pretendo colocar neste 'post' a imagem do cartaz do filme)
(Como prometido, já coloquei a imagem do cartaz)
Sem comentários:
Enviar um comentário