11.6.07

Por terras alentejanas

Este fim-de-semana andei na zona de Reguengos de Monsaraz, revendos paisagens conhecidas e vendo pela primeira vez novos horizontes.
Não passava por ali havia já alguns anos, e ainda não vira a completa transformação operada com o enchimento da albufeira do Alqueva. Montes outrora secos, amarelose castanhos, estão hoje ocultos por um formidável espelho de água. Um vento moderado recomendava um pequeno veleiro, ou mesmo um simples catamarã para correr aquelas águas calmas em silêncio, ouvindo a passarada, as cigarras, a terra. Desejo ardentemente que se instalem ali equipamentos turísticos dessa natureza que permitam chegar àquela magnífica albufeira, alugar um barquito à vela, e velejar suavemente durante um dia. Serei, seguramente, um potencial cliente.

(fotografia de Urso Polar)

Mas tive oportunidade, igualmente, para rever os vinhedos, cada vez mais extensos em herdades como a do Esporão, e comer muito, muito bem.


(fotografia de Urso Polar)


E também estive junto a uma das provas de ter Obélix passado pelo nosso país.

(fotografia de Urso Polar)

Sem desprimor para as demais, continuo a considerar que o Alto Alentejo e o Alto Douro são as zonas mais bonitas de Portugal, e onde gosto mesmo de estar

(fotografia de Urso Polar)

4 comentários:

Ouriço-Cacheiro disse...

Foste almoçar a Mourão? Concordo nas zomnas mas também gosto muito do alto Minho e da Costa Alentejana (de Sines para baixo (exclusivé). Bj

Urso Polar disse...

Não, Ouriço, porque na véspera os nossos amigos tinham ido lá para jantar. E também não fomos à Maria. Descobri casas novas para bons repastos. E ficámos de pernoita num monte muito catita, de turismo rural, ao qual hei-de dedicar umas palavras.

A Tendinha disse...

Que bom! Há tanta coisa tão bonita para descobrir no nosso Portugal!
(faz falta por aqui poder dar assim um giro!)

Urso Polar disse...

E o Verão é sempre tão curto, especialmente para ti, Noite, não é?