11.6.07

Toldos

O ano passado o jardim da Gulbenkian, junto ao CAMJAP estreou uns toldos sobre os quais disse raios e coriscos neste blog. Com a chegada das chuvas e a continuação das obras nos jardins, que agora acabaram, foram tais toldos removidos, pondo-se fim a uma amargurada imagem de tecido que, outrora branco, acabou transformado em cor de caca, da suja.
Passado um ano, e chegados àquela altura do ano em que o sol e o calor começam a mostrar-se impiedosos, a Gulbenkian ressuscitou a estrutura dos toldos mas, desta feita, escolheu uns tecidos bem catitas para dar cor ao local e melhor resistir à passagem dos dias.
Seguramente muitos se queixarão da opção. O melhor seria confiar nas sombras das árvores e não em "toldos" montados em estruturas metálicas, cujo impacto sempre será pouco natural, dirão. Eu concordo. Porque não deixar a Natureza fazer as refrescantes sombras?

Mas, já que insistem nos toldos, devo dizer que os deste ano são uma melhoria substancial. Deixo aqui um pequeno filme da passagem por baixo dos ditos, num dia de sol. Não exijam muito da qualidade, pois que foi filmado com uma câmara fotográfica de 3.6 MP e apenas mereceu uma edição no iMovie HD para receber uma música ambiente. Mais se diga que foi a primeira vez que abri o programa e demorei não mais de cinco minutos a fazer a montagem.




(filme de Urso Polar)

2 comentários:

Ouriço-Cacheiro disse...

Acho os toldos, com uma espécie de tecidos do mundo, lindos! Belas leituras debaixo deles!

Urso Polar disse...

Então, se vieres ler para estes lados, avisa :0)