2.4.08

Istambul - história

Istambul é uma cidade localizada num dos berços da civilização. Pretender que esta nasceu num único lugar é demonstração de estultícia, pois a humanidade evoluiu em simultâneo numa considerável área deste planeta e, não há dúvida, se então houvesse telejornal, a cidade que hoje se chama Istambul estaria frequentemente na notícia de abertura.
Como tal, muita história ali se encontra entre construções e artigos recolhidos pela laboriosa arqueologia dos sec. XIX e XX.
Apenas vi uma pequena parte, e destaco algumas das visitas que fiz a pontos de interesse turístico relevantes da cidade.

(fotografia por Urso Polar)
Começando pelo palácio Topkapi, o qual foi residência oficial da família real por mais de 400 anos, onde se destaca a visita ao harém. Uma nota: pagam-se 10 ytl de entrada mas, chegados à porta do harém, deparamo-nos com nova bilheteira e lá temos que pagar mais 10 ytl (cerca de € 5,00).
O edifício é relevante porque, apesar da informação ser limitada se o visitamos sem um guia, ali conseguimos vislumbrar um pouco da estrutura que reinou no império, e da forma como era gerida a figura mítica do harém.
(fotografia por Urso Polar)
(fotografia por Urso Polar)
Outro ponto incrível, a não perder nesta cidade, é a Cisterna da Basílica, estrutura impressionante com as suas 336 colunas com mais de 8 metros de altura e que se esconde no subsolo como enorme reserva de água. A iluminação pode ser julgada duvidosa mas, com paciência e equipamentos sensíveis, conseguem-se fotografias incríveis.

(fotografia por Urso Polar)

(fotografia por Urso Polar)

O museu de Arqueologia de Istambul é, sem dúvida, merecedor de atenta visita, pois nele encontramos referências à evolução civilizacional ocorrida nas margens do Bósforo e um pouco por todo o território daquilo que hoje é a Turquia. Ali podemos encontrar o Sarcófago de Alexandre, o código de Murabit, ou azulejos e mosaicos incrivelmente antigos.

Quanto a Hagia Sofia, dedicar-lhe-ei um post próprio, para pôr mais umas fotografias.

1 comentário:

Blue disse...

uma cidade cheio de arte, cultura e história