4.2.09

Na minha zona



"O encerramento da 31.ª esquadra da PSP, no Rego, em Lisboa, que ontem cumpriu o seu último dia de serviço, vai afectar, em termos de segurança, não só os 15 mil moradores da freguesia de Nossa Senhora de Fátima, mas também os dez mil de São Sebastião da Pedreira, onde os assaltos "não param de aumentar", (...) "Tudo começou em Agosto de 2008, com o fecho da 17ª esquadra, da Avenida João Crisóstomo. Ficámos desasados e passámos a depender da esquadra do Palácio da Justiça. Para aquela esquadra também passa agora a depender a população da freguesia de Nossa Senhora de Fátima, que era servida pela esquadra do Rego"- notícia do DN.


Tinha uma esquadra ali pertinho de casa. Fechou em Agosto. Agora, a outra esquadra da freguesia encerrou as portas. Concentram-se os meios numa esquadra afastada da população. À volta do Palácio de Justiça, à Marquês de Fronteira, não vive ninguém. Tirando os Tribunais e a prisão, nada há ali. Fica por lá a esquadra.

Em contrapartida, no coração das Avenidas Novas, é raro ver um polícia. Do outro lado da linha do comboio, onde muita gente vive, também deixa de haver esquadra de polícia. Custa a perceber a lógica da concentração de meios, quando nesta matéria gostamos de ver o policiamento de proximidade.

Ando muito pelas Avenidas Novas a pé, quantas vezes de noite, e perdi o conforto de saber que a polícia estava ali perto. Hoje, é raro ver um polícia, tirando o que está à porta da casa do ministro das finanças e do ministério da educação. Os carros-patrulha não se vêem tanto assim. Os agentes das brigadas à civil concentram-se em áreas mais problemáticas.

O certo é que, vou tendo conhecimento da quantidade de roubos que por ali ocorrem na rua, não só de noite mas também à luz do dia. Histórias de furtos nas casas também vão proliferando. Deixar o automóvel na rua é cada vez mais um acto de fé. E devido aos preços cobrados pelas casas, a regeneração da população é lenta, notando-se o envelhecimento de quem por ali vive.

Custa-me ver esta política de afastamento das esquadras de polícia, concentrando-se os meios num só local, tão longe.

Permitam-me, pois, duvidar da eficácia desta opção política.

3 comentários:

Ouriço-Cacheiro disse...

Obrigada pelo "material" de primeira qualidade, acho que me pode ajudar muito!
NOTA para quem possa ler isto assim a seco: não é droga, armas ou qq coisa relacionada com lenocínio e similares.

Urso Polar disse...

Mas é material do bom!
Que o Urso e a Ouriço não se contentam com coisas de segunda escolha. :0)

Que tudo corra bem, Ouriço.

Anónimo disse...

Vou ficar triste, pensei que também tinha material do bom...
Catpower