18.8.13

Aqui tão perto - Verão na cidade

Um dia de Verão, na cidade, faz de nós turistas na própria casa. No estrangeiro, faço por ver tudo o que posso nos curtos períodos de viagem. Por cá, vou adiando e vão ficando por ver os exemplos de oferta turística e cultural desta cidade onde vivo.

Até que, um dia, aproveitamos a temperatura amena, a ausência de trânsito, as facilidades em estacionar à porta dos destinos, e suprimos algumas das falhas imperdoáveis.
Ontem foi a vez do Museu Nacional do Azulejo. Recomenda-se pois neste suporte encontramos tanto da nossa história. Boas explicações, peças memoráveis, e um ambiente acolhedor. 
Extraordinária a igreja e a sala do coro do Convento, magnificamente restaurada e ao nível do melhor que já vi.
Depois, seguiu-se a Estação Elevatória dos Barbadinhos, parte integrante do Museu da Água (site em manutenção)
Pérola da museologia industrial, onde encontramos máquinas a vapor deliciosamente concebidas com pormenores de decoração e leveza dignas das "Cités Obscures" de Schuiten e Peeters. Simplesmente imperdível.
Tempo ainda para uma passagem pelo Museu da Cidade (Lisboa) onde a exposição permanente precisava de uma nova roupagem. O museu está... "antigo" do ponto de vista da sua apresentação. 
Porém, no jardim Bordalo Pinheiro, encontramos peças incríveis que tornam o espaço num mundo onírico capaz de nos devolver à infância. Mais uma vez, pena é que esteja "em trabalhos", pois as fontes estão secas não assegurando o relevo devido a todas as peças concebidas para serem vistas na água.

Depois deste banho de cultura, porque não um dos melhores gelados de iogurte? Paragem no Campo Pequeno onde encontramos a Iogurteria do Bairo. Aposta ganha, à confiança.

2 comentários:

Ouriço-Cacheiro disse...

boa cultura associada à gastronomia... uma filosofia de vida ;-)

Urso Polar disse...

:)