28.4.04

AREIA

Quando cheguei ao deserto, como mostram as fotografias que ficaram para trás, o sol estava forte, o céu limpo, de um azul que só podemos ver quando o contrastamos com o amarelo escuro daquela massa de areia.
Avancei para as dunas. Estão ali, delineadas a partir da planície rochosa, como o mar surge na costa. Estava na fronteira de um mar de areia que com as suas ondas fazia montanhas. Montanhas que cabia explorar, patinhar, violar, trepar. A areia lisa é uma tentação pelo que se impõe nela caminhar.
Subi montanhas de areia, apesar de não ter conseguido obrigar-me a ir ao topo da "grande duna", pois a idade já pesa, e o Urso gosta é de gelo. Fiquei-me pela duna imediatamente abaixo. E vi o pôr-do-sol.
A Oeste não havia areia, mas sim o deserto rochoso, cruzado por inúmeros 4x4 levantando caudas de pó. De repente, por trás da grande duna, começam a surgir nuvens escuras. Desci as dunas (e para baixo todos os santos ajudam) e rapidamente devorei a distância que me separava do abrigo a partir do qual deveria ir para as "djaimas", ou tendas bereberes que ainda iriam ser instaladas nalgum local do deserto. Porém, quando lá cheguei, já se sentia o vento que trazia a areia para o ar.
Poucos minutos depois os minúsculos grãos rochosos dançavam à luz dos projectores, rodopiando sem rumo, invadindo todos os espaços possíveis e imaginários. Respirar sem protecção assegurava depósitos de areia nos pulmões. Abrir os olhos estava fora de questão.
O vento, a tempestade de areia, durou até de madrugada, variando na intensidade conforme entendia. Dormi numa "djaima", mas que estava montada no "quintal", encostada a um muro. E, durante a noite, a areia entrou na tenda, por todo o lado, depositando-se sobre tudo, insinuando-se... Dormi com um turbante, cobrindo o rosto por inteiro.

Pelas seis da manhã, com o vento a diminuir, mas ainda incomodativo, vi uma bola de fogo emergir da areia, por trás da grande duna, trazendo a luz do dia ao mar amarelo, mudando-lhe os tons à medida que avançava.
As pegadas de ontem eram passado. As dunas estavam, novamente, imaculadas. O céu azul era agora ameaçadoramente cinzento.


Sem comentários: