Desconheço em absoluto a banda desenhada que está por detrás deste filme. Por isso, toda a história, os personagens, os feitos de cada um, surgiram aos meus olhos com a novidade da descoberta dando maior impacto ao filme, ao argumento.
Para um filme de acção, fantasia, e incríveis feitos, este "Wanted" (Procurado) tem um argumento coerente e bem esgalhado, com o tradicional vilão como contraponto ao heróis, com personagens dúbios, outros que igualmente se procuram e descobrem, à boa maneira da BD do género. O heróis descobre-se, reinventa-se, torna-se forte, muito forte e alcança feitos inimagináveis, filmados com recurso a efeitos especiais muito bem estudados e executados.
Ao contrário de outros filmes de acção recentes, que passaram a filmar a acção com muita agitação, capazes de deslocar a retina do espectador menos ágil, Timur Bekmambetov envereda por um estilo semelhante ao marco que foi Matrix, abrandando a acção para uma câmara lenta explicativa que nos permite ver os pormenores das cenas mais agitadas, devolvendo-nos o olhar que nos anima quando lemos os livros de BD.
Os actores (James McAvoy, Angelina Jolie e Morgan Freeman nos principais papeis) estão bem, sem tiques excessivos, sobrios até para quem desempenha habilidades tão estrondosas como as idealizadas para estes Assassinos que, reunidos numa sociedade secreta se dedicam a "matar um para muitos salvar". A história conta-nos o princípio par aMcAvoy, um apagado Wesley Gibsoon, que é levado a descobrir todo o poder que tem encerrado dentro de si.
Dentro do estilo do "tiro neles e muita fantasia", vale uma estável nota quatro.
Sem comentários:
Enviar um comentário