16.1.10

Porrada?

(fotografia do Correio da Manhã)

Quem ontem viu os acontecimentos à porta das Varas Criminais de Lisboa não deveria deixar de pensar no sentimento de falta de autoridade que existe em intituições essenciais de um Estado de Direito, como os Tribunais e a Polícia.
Esperar à porta do Tribunal, perante o dispositivo policial ali existente, para se lançar barbaramente sobre alguns indíviduos e os espancar (as imagens foram óbvias) revela um intolerável desrespeito pela norma.
Com a intervenção policial, que nas imagens se vê tímida e sem violência exagerada (nos EUA os indivíduos tinham sido derrubados sem contemplações e quem sabe até se não teria havido um ou outro baleado - mas os EUA não são exemplo para ninguém, excepto para os paladinos dos direitos humanos que não costumam ver nada do que por lá se passa nesse campo), mas dizia eu que, com a intervenção policial de imediato surgiram vozes a desviar o cerne da questão para apontar excesso da polícia.
No restaurante onde almoçava, ao passarem as imagens na televisão, da mesa atrás, uma voz logo se levantou dizendo "Coitadinho, tanta porrada que está a levar". Falava do indivíduo da foto que estrebuchava no meio de vários polícias tudo fazendo para que estes o não agarrassem, dando socos em todas as direcções. Os Agentes, não estavam sequer a bater-lhe, antes a tentar manietá-lo, impedi-lo de se mexer.
Mas é tão fácil manipular o que os olhos vêem, não é? Especialmente se os meios de comunicação social não conseguem ser objectivos e a autoridade é sistematicamente questionada apenas porque assim se vende mais papel.

Sem comentários: