25.1.10

Super Conan

A NBC tem anos de tradição de à noite fazer apresentar três talk-shows seguidos: o "Tonight Show", o "Late Night" e o "Last Call" todos eles precedidos por três séries de ficção.
Depois de muitos anos com a programação assim estruturada, alteraram as regras do jogo, eliminando o espaço para uma dessas séries de forma a introduzir um novo talk-show. Novo formato, mas a mesma prata da casa, fazendo Jay Leno progredir para uma hora mais cedo. Conan O'Brien era assim "promovido" para o "Tonight Show" e Jimmy Fallon substituia-o precedendo Carson Daly.
A opção revelou-se má, especialmente para Jay Leno, e agora a NBC decidiu avançar toda a programação para a frente, de forma a que o no programa do comediante de grande queixo recuperasse o horário do seu antigo "Tonight Show".
Conan não o aceitou e saiu da NBC com uma indemnização choruda, para si e para a equipa que há sete meses atrás deixou Nova Iorque para o acompanhar em Los Angeles.
Chegado aqui, é caso para perguntar: que televisão é esta que se liberta de um génio do entretenimento televisivo?
Jay Leno tem piada e conversa mas a rigidez da idade já se nota. Faz lembrar o nosso Herman quando quis ser levado a sério. Leno sério e credível não é entretenimento.
Jimmy Fallon é novidade. É um excelente actor, comediante, mas notoriamente não está à vontade nas entrevistas.
Conan... Conan é um portento. O seu humor é sem dúvida o mais corrosivo, alucinado, empolgante, brilhante. A capacidade de parada-e-resposta que evidencia nas entrevistas dá um ritmo aos seus talk-shows acima da média.
A questão que se coloca é a de saber quem irá agora valorizar a sua equipa contratando este craque em plena temporada.
Por cá perde a SIC RADICAL que transmitia o ruivo louco. Fica Jimmy Fallon a desejar ter um dia o brilhantismo de Conan. Leno quedar-se-á pela SIC MULHER, terreno onde é mais eficaz.
A bem da televisão só podemos esperar que Conan regresse. Rapidamente.

Sem comentários: