28.10.03

A CULPA É DO TINTIM

A culpa do estado a que chegámos nos meios de comunicação social é do Tintim.
Muito se fala da falta de qualidade dos muitos "jornalistas" que povoam jornais, rádios e televisões. É natural que assim seja.

Pela sua idade, a maioria dos jornalistas, na sua infância e juventude, leu o Tintim. Leu, interiorizou, mas não se apercebeu disso. Por mim falo que, não sendo jornalista, só agora que releio as suas aventuras me apercebo do exemplo de jornalista que o tipo da poupa deu a gerações de leitores.

Tintim é jornalista. Assim o apresentam.
Tintim não trabalha. Que me lembre, nunca o vemos escrever uma peça que seja, apesar de muitas vezes aparecer como representante da imprensa (decerto pôs cunha).
Tintim não relata as notícias. Tintim faz as notícias. Intervém, molda os factos e tem sempre razão. Nada é sagrado, viola a privacidade das pessoas e impõe-se com arrogância.
Tintim é violento, e usa a violência para atingir os seus fins, nem sempre claros.

Tintim tem amigos estranhos. O Capitão Hadock não maruja, e vive numa mansão gigantesca. Com os sinais exteriores de riqueza que apresenta, hoje o Capitão seria suspeito de tráfico.
Nem vale a pena falar da cunha junto das autoridades, tolas, que são os mega-polícias Dupont e Dupond que intervém em qualquer país, qual política fascista dos EUA. Ou do Professor Girassol...

Em suma, os jornalistas de hoje interiorizaram Tintim como modelo e nem se aperceberam disso. Então, não fazem jornalismo. Intervêm, bisbilhoteiros, e criam os factos que depois expõem ao público.

A culpa é do Tintim.
MAs que sei eu disto?

Sem comentários: