16.5.05

Mais cinema

O Ávila está a fazer um novo ciclo, desta feita com filmes que ganharam a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Até ao dia 1 de Junho há oportunidades para ver ou rever, no grande ecrã, filmes como “A eternidade e um dia” (hoje), “Segredos e mentiras” (17 e 18), “Roseta” (19 e 20), “Fahrenheit 9/11” (21 e 22), “O pianista” (23 e 24), “O quarto do filho” (25 e 26), “Underground” (27 e 28), “Elephant” (29 e 30) e “Dancer in the dark” (31 e 1).
Ao preço do costume (€ 2,50), e sem ter que pagar para quem é portador do KingKard, é de aproveitar. E de ir ao cinema dar força ao Ávila para que não desapareça e que se mantenha como sala alternativa e cada vez mais de reposições. Porque há mercado e vontade de ver na tela filmes já tocados pelo tempo (mas não o suficiente para aparecerem na Cinemateca), não obtante estarem disponíveis em DVD ou já passarem na televisão.
Quer queiram, quer não, o cinema visto numa sala e projectado numa tela de grandes dimensões é muito diferente do aconchego do lar.

Neste ciclo fui ver, pela primeira vez, o “O Sabor da Cereja” do realizador iraniano Abbas Kiarostami. Achei o filme demasiado conceptual e nãqo gostei. Teve um ou outro momento conseguido, mas, para mim, a mensagem perdeu-se, as interpretações não colmatam a insuficiência da história e a fotografia não é particularmente brilhante.
Mas, o que querem, eu não percebo nada disto. O filme ganhou a palma de ouro...

Em exibição pela última semana está o “Saraband” do Bergman. Fui vê-lo e gostei bastante. Aquela escola nórdica, onde não há artifícios especiais na filmagem mas apenas interpretações soberbas, emotivas, intensas, e relações pessoais complexas, cheias, cativantes.
Quase uma peça de teatro filmada com a subtileza dos grandes planos na altura certa. E um novo filme para ver e recordar.

Já agora, e porque corria numa sala de projecção digital, uma palavra para este sistema. 5 Estrelas.
Fantástica a qualidade. Se calhar vou mesmo ver o “Star Wars” no Alvaláxia, só para ver a qualidade digital num filme cheio de efeitos digitais...

Sem comentários: