11.10.05

Anos '80 - 80 Memórias (37)

Regresso a esta rubrica quatro meses depois do último post. Digamos que as memórias foram de férias alargadas.
Regresso com um nome que fez furor na minha infância, durante os anos '70, tendo a década seguinte presenciado o seu ocaso televisivo. Com a SIC Radical apareceu uma singela referência a este ícone. Falo do "koniec" no fim das séries.
Já sabem de quem falo, não é? De Vasco Granja, aquele tipo estranho que nos fazia gramar com desenhos animados polacos, checos e canadianos antes de nos oferecer os clássicos da Warner Brothers.
Ainda hoje tenho uma vaga memória das animações de Normam Maclaren (repetidas amíude nos primeiros anos do Onda Curta, no canal 2), das animações de desenho rudimentar com personagens que não falavam, mas gemiam. De desenhos com neve, tempestade, guerra, e uma mensagem política no fim, quantas vezes a favor de uma autoridade forte.
Vasco Granja falava, explicava, e vibrava, enquanto nos chamava de "meus pequeninos", ou "meus amiguinhos", numa postura típica que se esgotou em plenos anos '80. A animação passou a aparecer a seco, sem prévia apresentação, ou então inseridas em programas coloridos, vibrantes e histéricos, com jovens e crianças como apresentadores.
A animação em muito se alterou. Não sei o que nos traria Vasco Granja hoje se tivesse tempo de antena. Sei que, daqueles tempos, ficou um gosto especial pela animação, a BD e o cartoon.

Sem comentários: