21.11.06

Ilusão


"O Ilusionista" é um filme que nos faz desejar estar num cinema antigo, com cadeiras como as que tinha o S. Jorge, com aquele cheiro a mofo característico das salas anteriores aos cinemas de centro comercial.
Não quero com isto dizer que o filme cheire a mofo. Mas é um filme feito à antiga, dependendo da história e dos intérpretes, mas sem laivos de genialidade nem grande capacidade de entretenimento. Não é cinema-espectáculo nem cinema de autor, como hoje em dia parece que todos os filmes têm que ser. Talvez por isso não agrade a muita gente.
A história, engraçada, é bem transposta para o filme por Neil Burger, só que não chega a criar suspense pois é totalmente previsível. Todas as pistas estão lá para quem as quiser ver, e nem precisamos de nos esforçar muito. A história conta-se em duas penadas: ilusionista pobre gosta de condessa que vai casar com o príncipe malvado; tudo fazem para ficar juntos apesar dos esforços do príncipe que tem para o ajudar o inspector, o qual é mais esclarecido que ambicioso e navega nas águas da ambiguidade até ser iluminado para o final.
Edward Norton não investiu grande coisa no seu personagem, creio, e intrepreta-o em piloto-automático. Já Paul Giamatti constrói um excelente inspector de polícia, e emprega os seus melhores dotes vocais enquanto narrador. Jessica Biel passeia a sua beleza muito subtilmente filmada, carregando uma aura que ilumina o écran.
No computo geral também eu me mostro exigente e, apesar de ter gostado de ver o filme, apenas lhe daria 2 em 5 numa escala de avaliação. Não é desperdício de dinheiro comprar o bilhete... mas há filmes muito melhores para ir ver na sala do cinema aí em exibição. Este suporta bem o DVD ou a emissão televisiva.

Sem comentários: