27.5.07

Competências?

Ontem, na minha rua, uma equipa de cinema instalou-se para rodar uma cena. Ao que percebi foi apenas uma cena. Descreve-se em poucas palavras: uma rapariga cruza-se numa esquina com um rapaz que a ataca (creio que será um roubo, mas da janela não pude confirmar). A rapariga grita.
Desde que se ouvia "acção!" até ao "corta!" passavam apenas dez segundos. Na montagem esta cena não dará mais que oito segundos ao filme.
Pois bem. Depois de mais de meia hora a discutir onde poriam a câmara, os takes sucederam-se uns atrás dos outros. Ouvi inúmeras vezes o grito de socorro da vítima. Estiveram em filmagem duas horas. Duas horas!
Filmar em Portugal fica caro. Realmente, a este ritmo uma longa-metragem será uma maratona em rodagem. A menos que alguém obrigue as filmagens a chegar ao fim, e se acelere o processo nos últimos dias filmando "à bruta" o que será importante e demorado. Porque uma manhã inteira para uma cena de dez segundos, para mim que sou um leigo na arte, soa-me a incompetência.

3 comentários:

Ouriço-Cacheiro disse...

Eu cá qd trabalhei em cinema portugu~es percebi que pior que as filmagens são depois as montagens: o estado dá o subsídio para um filme com milhares de meses de filmagens que depois não pode ser montado pela incompetência do realizador. Adivinhem qual foi!

Urso Polar disse...

Não foi o Oliveira, que esse não falha um filmezito por ano como o Woody Allen.

A Tendinha disse...

E não te ofereceste para figurante? :P