10.9.07

Carnivale

Num fim-de-semana traído pelo tempo, que me fez suar durante a primeira semana de regresso ao trabalho e acabou por inviabilizar uma merecida recaída na praia, acabei por ficar muito caseirinho. Uma excursão à Gulbenkian no último dia da exposição que revelou um pouco do seu historial de apoio às artes nestes seus cinquenta anos de vida deu a nota cultural de Domingo.

De resto, li, comi, vi televisão, zappando para fugir aos directos sobre os pais de Maddie, pastelei, e pouco mais.

Bom, algo mais. Este post destina-se a dar nota de uma série de televisão, que passou na SIC Radical mas na altura não lhe dei crédito. Antes das férias a curiosidade impôs a sua compra. Vê-la nos dias de Verão depois da praia foi viciante. Acabada a primeira série apressei-me a comprar a segunda, que este fim-de-semana acabei de ver.

Falo da excelente CARNIVALE, série da conceituada HBO, em português, "A Feira da Magia".


Apenas para situar o fio narrativo, revelo que a série se desenrola nos EUA, em plena Depressão económica, por entre pobreza, desemprego e seca, num prenúncio da Segunda Guerra Mundial que viria revolucionar o século XX.

Partindo do conceito de que, em cada geração há um sujeito que encarna o Bem e outro o Mal, e que ambos necessariamente acabarão por se confrontar com efeitos para toda a humanidade, tudo gira à volta do dia a dia de uma feira de aberrações e diversão que percorre o país espremendo aos seus clientes o dinheiro necessário para sobreviver. Em contraponto temos a evolução de um padre e a génese de um novo movimento religioso, uma reicrição do papel do clero na moderna sociedade dominada pela política que conduzira o país à miséria.

OS textos são excelentes, a interpretação de alto nível e a reconstituição da época suja e degradante como terão sido aqueles dias de sofrimento e carência. A nota "mágica", do irreal, sobrenatural, místico, é moderada e agradável. Nada de excessos, nada de efeitos especiais demasiado elaborados.

E tudo se torna viciante. Ao fim de cada episódio queremos espreitar o próximo. E se não o fazemos logo é porque cada um tem mais de 50 minutos. Duas séries de doze episódios. E um fim prematuro, pois que, de acordo com aquilo que recolhi na net, foi cancelada, apesar de o último episódio deixar a porta aberta a uma continuação. Pudera... a luta entre o Bem e o Mal nunca tem fim, pois não?

1 comentário:

Principe Dilacerado disse...

... CARNIVALE relata os eventos anteriores ao nascimetno da Anticristo - SOFIE - a série foi cancelada como disse, no final, seria qunado SOFIE daria a escolha a BEN, de morrer ou não, ele escolheu morrer na explsoão da bomba TRINITY, isso resultou em consequências para a humanidade, n o futuro reino de SOFIE, que haverá conclusões em breve.