3.3.04

10 QUESTÕES RETÓRICAS

Tenho andado ausente, mas tudo por razões técnicas. Com efeito, não sei por que razão o meu acesso à internet (no trabalho, claro) que se faz por rede e é geralmente rapidíssimo, está mais lento que aquele que tenho em casa e depende do modem. Assim, tenho vindo de fugida mas sem grande sucesso até aos blogs, evitando perder tempo porque se me pagam é para trabalhar e não para isto.

Em todo o caso, tanta coisa se passou desde a minha última entrada que tenho de, sinteticamente, aflorar aquilo que me tem vindo ao espírito. São, normalmente, perguntas retóricas suscitadas pelos estímulos do meio e que podem merecer reflexão, mas duvido que mereçam resposta.

1 Quantas pessoas morreram directa e necessariamente no 11 de Setembro? E quantos civis afegãos e iraquianos já morreram, directa e necessariamente, das intervenções dos EUA? Então, porque é que só uns é que são maus?

2 Porque razão, quando seguimos na estrada e começamos a ultrapassar o tipo de quem nos aproximámos facilmente, este acelera e prolonga a manobra, dificultando-a, para depois, quando finalmente o ultrapassamos e seguimos, mantendo a velocidade, ele rapidamente abrandar e ficar para trás? Especialmente quando há mais do que uma faixa em cada sentido?

3 Porque raio se fala tanto nas presidenciais e tão pouco nas, próximas, europeias?

4 Porque está a Bolsa em ascensão, se continuamos de tanga?

5 Porque é que um presidente da Câmara, que já não é director desportivo do clube, assiste ao jogo junto ao relvado? E, ao invadi-lo, porque não é REMOVIDO?!!

6 Porque raio o Benfica é melhor a sofrer golos que a marcá-los?

7 Porque é que a Assembleia da República finge debater o aborto se não há liberdade de voto dos deputados e se sabe, à partida, o resultado? Não é um acto inútil, uma simulação hipócrita, e uma notória perda de tempo e de dinheiro?

8 Porque é que existe o 24 Horas? E a Manuela Moura Guedes?

9 Porque é que dão o Óscar ao Sean Penn e ao Tim Robbins em duas interpretações “standard”? O primeiro não encanta, e o segundo está em piloto automático num papel abaixo de outros que já fez e nem mereceram reparo. Se não queriam premiar a excentricidade de Johnny Pirata da Caraíbas Depp, porquê injustiçar o brilhante Bill Murray no Lost in Translation?

10 Quando sairá o próximo disco dos Mão Morta?

Como disse, estas perguntas não carecem de resposta. Valem por si. Mas, se porventra alguém puder fazer luz sobre uma delas, já seria um valiosíssimo contributo.

Bem Hajam.

Sem comentários: