13.12.04

Incrível



"The Incredibles"
Fui ver esta pérola do cinema. É, mais uma vez, uma demonstração da qualidade da animação que se consegue com computadores. Os personagens, as situações, os cenários são um hino à animação, à banda desenhada, à aventura e ao humor.
Se a PIXAR já nos habituou a padrões de qualidade superiores, este é mais um filme para confirmar tal reputação.
A começar pela ideia base na qual assenta todo o filme. Certamente já todos lemos histórias com super-heróis, e seus super-poderes. E, quando os usam para combater os "maus", acabam sempre por destruir o cenário. Então, quem suporta os custos de tais combates? Os prédios arruinados, as pontes caídas os bairros que explodem?
Este filme assenta na "reforma" dos super-heróis, condenados a integrar-se na sociedade, renunciando as seus poderes e a intervir, por a população já não aguentar a intervenção dos super-heróis. Assim, frustrados, os personagens principais vivem no presente, até que algo os leva a voltar ao activo. A diferença está em que, entretanto casaram e têm filhos, também eles com alguns dotes, perderam prática, e perderam a forma.
Filme para toda a família, tem referências que, dependendo da idade, serão mais, ou menos, compreendidas, mas que nos deixam um sorriso nos lábios. Recomenda-se, naturalmente, a versão original. Por muito boa que seja, até hoje nenhuma dobragem me convenceu.
E, já agora, apesar do Natal que se aproxima, mantenham-se em forma.


Sem comentários: