26.5.04

Teatro condensado

Na Páscoa de 2002 tive o prazer de visitar Londres, cidade que me encantou, pelo que gostava de ter tempo e dinheiro para lá ir passar uns fins-de-semana.
Aproveitei e fui ao London Criterion ver uma peça: "The complete history of America (abridged)", peça hilariante interpretada por Adam Long, Reed Martin and Austin Tichenor. São três americanos em Londres cuja peça foi ainda mais espectacular na medida em que o público era maioritariamente constituído por americanos que foram realmente gozados do primeiro ao último minuto.



Ficou esta reduzida companhia de teatro conhecida pela sua primeira criação(creio que houve mudança de actores pois a primeira peça está assinada por Adam Long, Jess Borgeson e Daniel Singer, e eu não sei quem representava em 2002 a exibição que vi; hoje, pela net, encontram-se os três nomes que acima referi). Tal obra foi transposta para português pela Companhia Teatral do Chiado e já leva quase nove anos de exibições e digressões: As obras completas de William Shakespeare em 97 minutos.



Ao fim de tanto tempo, fui ver ontem esta loucura.
Esqueçam os 97 minutos. Marcada para as 21h00m a peça atrasou-se uns 15 minutos para conseguir sentar toda a gente. E só acabou depois da meia-noite.
Durante esse tempo todo tive um sorriso ou uma gargalhada no rosto, de tal maneira que, no fim, me doía a cara. Como foi possível demorar tanto tempo para ir ver isto? É Brilhante!
João Carracedo e Manuel Mendes vão muito, muito bem. Mas Simão Rubim... é de outro mundo. E o discurso final com que nos brinda, à laia de improviso, é a cereja no topo do bolo. E a interacção com o público... só lá estando é que se pode apreciar.

Agora, ou espero por nova adaptação pela CTC, ou tenho que ir a Londres de novo. É que aquela companhia tem actualmente em exibição "Bible: The Complete Word Of God (Abridged)".




Sem comentários: