13.2.06

Este Fim-de-Semana

Este fim de semana começou muito bem, na noite de 6ª feira. Aconteceu no CCB, e foi (só) o melhor concerto de Jazz a que já assisti. Falo do concerto de Brad Mehldau Trio, com três músicos de qualidade superior, aliás, insuperável. Um concerto com mais de duas horas e meia de música (três encores perante uma sala cheia) interpretada de forma sublime. Para quem estava lá à frente (cadeiras de orquestra) ver de perto as mãos, as expressões, toda a linguagem corporal daqueles senhores leva-me a dizer que não há melhor que aquilo. Falo de música fabulosa, de jazz de primeira linha.
Image hosting by Photobucket
A produção do evento esteve a cargo da produtora Incubadora D'Artes, uma lufada de ar fresco na produção de concertos de jazz responsável pelos melhores que têm ocorrido desde 2004. Brad Mehldau foi o primeiro artista que trouxeram a Portugal, então na aula Magna. Foi considerado um dos melhores concertos desse ano de 2004 e, provavelmente por isso, o CCB esgotou num instante assim que este concerto foi posto à venda.
Que mais posso dizer? Apenas, Obrigado, Tiago Angelino.
-
-
Sábado, aproveitando o maravilhoso dia que esteve, e vivendo em Lisboa, perto de tudo, fui passear a pé. Andei, e andei, e andei, gozando o sol e calor que lançou no esquecimento o frio e a neve de há dias. Acabei a ver este filme
Image hosting by Photobucket
Brokeback Mountain, Ang Lee.
O filme é, sem dúvida, muito bom. Não pelo tema propagado aos sete ventos da homosexualidade, apenas uma necessidade para haver história. Um tema cada vez, e bem, menos chocante. O filme é muito bom pela excelente participação dos seus intervenientes. Ang Lee volta a mostrar a calma e sensibilidade que tem mostrado ao longo da sua filmografia, assentando o seu trabalho num cuidada e irrepreensível fotografia que nos transporta para aquele ambiente frio.
Depois, depois, o filme tem interpretações extraordinárias. Não só os principais Jake Gyllenhaal e Heath Ledger estão irrepreensíveis, como todos os outros actores secundários. O filme encanta por aquilo que não mostra, não diz, pelos silêncios e olhares que tudo revelam sem que seja preciso ser óbvio ou gratuito.
Acompanhar vinte martirizados anos daqueles dois personagens é algo que se faz com prazer, e justifica em pleno o preço dos bilhetes.
Já agora, sabiam que os cinemas da Medeia subiram o preço do bilhete para € 5,20? Está cada vez mais caro ir ver um filme, hem? Eu, por mim, continuo a beneficiar do KingKard. Assim, nem me apercebo de pagar o cinema e dá gozo ir à sala e não pagar o bilhete.
-
-
Finalmente, acordo no domingo com a história dos "heróis" ingleses no Iraque.
Image hosting by Photobucket
Quando vi as imagens na televisão, ao som dos masturbatórios comentários do naturalmente demente operador de câmara fiquei muito esclarecido.
Image hosting by Photobucket
Há gente que nunca, mas mesmo nunca, deveria ser colocada numa posição de poder, actuando em grupo e de armas na mão. Infelizmente essa gente consegue ir para o exército e juntar-se para mostrar o seu melhor. Se tivessem ficado em Londres, provavelmente andavam a fazer o mesmo ao fim de semana durante os jogos de futebol. Só espero que os identifiquem e, assim a título de exemplo e de justiça, os ponham em prisão militar durante uns anitos.

Sem comentários: