8.1.07

Esquecido



Então não é que me esqueci de falar do "Déja Vu", o último filme de Tony Scott. Com Denzel Washington a fazer, mais uma vez, de polícia (será que ele ainda consegue fazer outro tipo de papel?) mas desta feita num enredo de ficção científica.

Um barco explode por força de um acto terrorista. Na investigação do evento surge um equipamento especial que permite ver em tempo real o que se passou quatro dias antes. Bom, não vamos questionar como se conseguem tais imagens e som, com planos múltiplos e alta definição, nem sequer questionar todos os paradoxos que se podem encontrar no filme quando entramos no reino da interacção com o passado, porque admito que aqui o argumento não é brilhante. Escrever ficção científica é uma arte que levo muito a sério, e por isso sou muito crítico e exigente. Apenas posso concluir que a história poderia ter sido muito mais trabalhada, com arestas muito mais limadas.

Tirando isso, o filme é puro entretenimento, acção, emoção e impacto visual. cumpre plenamente com aquilo que se espera depois de ver a promoção na linha do espectáculo a que o cinema norte-americano nos habituou. Sempre sem sair da mediania, nem para melhor nem para pior. Um marcado três.

Sem comentários: