24.1.08

Ibéria

A semana passada foi notícia a reunião governamental entre Portugal e Espanha.
Amanhã, no Salão Nobre do Supremo Tribunal de Justiça, reúnem-se representantes dos Juízes de Portugal e Espanha, numa iniciativa representativa de 7.000 Juízes.
O ICongresso Ibérico do Poder Judicial pretende discutir e reflectir sobre a importância do Poder Judicial, sobre os princípios que o devem nortear e sobre o seu relacionamento com os demais poderes soberanos.
É uma reflexão muito importante, quando em Portugal e em Espanha se vivem momentos de manifesta tentativa do poder político cercear o poder judicial. E por isso, é a primeira vez que se juntam todas as estruturas representativas dos Juízes, quer de um país quer do outro, numa iniciativa comum.
Não deverá ser escamoteada a importância deste evento. Esperemos que não seja "abafada" nos meios de comunicação social, nem que surja um conveniente "soundbyte" para desviar a atenção dos mesmos. E esperemos que a reflexão conduza a conclusões claras e pertinentes que possam depois ser apresentadas quer à população quer aos governantes.

Sem comentários: