30.1.08

Não é ser chato, nem ter a mania da perseguição...

Mas chateia-me o facto de todos os jornais que li hoje, e foram bastantes, omitirem por completo do texto e das fotografias (à laia estalinista) o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça que ontem recebeu na "sua casa", o Salão Nobre do STJ, a abertura solene do ano judicial. Para tais jornais, não importa que seja a quarta figura de Estado, que no protocolo solene apenas é precedido pelo Presidente da República, pelo Presidente da Assembleia da República e pelo Primeiro-Ministro, respectivamente por esta ordem, sendo que apenas o PR esteve presente e usou da palavra.
Hoje, o cidadão comum só falou e ouviu falar do PGR e do Bastonário da OA e da corrupção. Mas certamente sente todos os dias na pele, de forma tão ou mais grave, o cancro mais uma vez denunciado pelo Presidente do STJ: a ineficácia do edifício jurídico da lei processual civil que faz com que um condómino caloteiro, por exemplo, não pague a respectiva quota ao condomínio, e os vizinhos não tenham meios para o fazer pagar, porque uma execução dura anos, por vezes sem sucesso, e custa mais que a própria dívida que o caloteiro não paga. Isto apesar de andarmos há seis anos a ouvir sucessivos ministros da justiça a dizer que agora é que as execuções vão andar depressa. Vê-se.

8 comentários:

r. disse...

Calma... eu vi a abertura do ano judicial com o Presidente da República num canal qualquer...
Quanto ao tal condómino... era só encravar um palitinho minúsculo e quase invisivel na campainha do R/C e fazê-lo descer e subir as escadas todos os dias às 6 am...
:D

Urso Polar disse...

Na televisão sim, eu também vi. Mas o meu post falava de jornais...
Quanto ao palito... era preciso estar acordado às 6 da manhã para fazer isso. Só se fosse no regresso de uma noitada, não?

r. disse...

:) Era fazer turnos pelos restantes condóminos :)
Estou a brincar, fiz isso uma vez, merecidamente e por outros motivos (posso dize-lo porque foi num aparthotel em Itália lol;) )
O fulano em questão subiu e desceu mais de 20 vezes, ia à janela, coitado, porque pensava que era alguém que ia lá tocar mal ele entrava em casa! (isto num 4º andar se não me falha a memória).
Meia hora depois de andar à procura de ninguém, quando descobriu o palito deu dois murros na parede... o que vale é que estava nevar e meteu logo a mão no gelo :) Bem merecido...

r. disse...

Bardonecchia, lembrei-me...

Anónimo disse...

r.: o que está em causa é a ostracização do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, e não do Presidente da República...esse as pessoas ainda sabem que existe...

CatPower

r. disse...

Sim, eu percebo a vossa preocupação com leviana falta de atenção para com o Poder Judicial. Pensei foi que o Urso estava a dizer que não tinha passado nos meios de comunicação. Agora se lhe foi dada a devida importância, não faço ideia, não sou da área.

Anónimo disse...

A verdade é que só é noticia hoje no país aquilo que a com. social entende que deve ser, e não o que realmente é. Hoje, são eles o 1º poder, e não o 4º.
E o cidadão que não ande mais atento fica restrito à "espuma" dos dias.
É o que temos...

Urso Polar disse...

E cada vez mais, é em sites construídos para dar voz aos silenciados pelos meios de comunicação social que se conseguem "ouvir" as opiniões diferentes das exaustivamente difundidas, formatadas por quem controla tais meios. Depois, depois é ler nas entrelinhas de todos, e saliento todos, para tentar descobrir a verdadeira informação.