21.1.08

Não acreditem em tudo o que lêem (*)

O último filme de Woody Allen é muito, mas muito bom. Não acreditem em tudo o que lêem (*), porque não compreendo como há críticos a indicar uma ou duas estrelas a este filme, classificando-o como uma obra menor de Allen. Cassandra's Dream está muito bem escrito, realizado e interpretado, inclusivamente pelo canastrão do Collin Farrel que tem um excelente desempenho.
O filme corre num crescendo de incerteza, no qual estamos sempre à espera do que poderá correr mal àqueles dois rapazes que cruzam a derradeira linha e caem no dilema ético de quem vive com o peso moral de ter morto alguém. Desde que se lhes coloca a possibilidade de passarem a ser assassinos, até ao fim do filme, as consequências dos seus actos mostram-se devastadoras na essência humana, afectando-os de forma diferente mas comprometendo a alma de ambos. E enquanto para uns o céu está sempre azul e solarengo, para outros as nuvens adensam-se num tom sobrio que o crescendo da música de Philip Glass acentua conduzindo-nos ao final súbito que deixa para o correr do genérico final a interiorização de toda a força deste filme.
Não liguem, portanto, às opiniões que relegam Cassandra's Dream para a prateleira dos filmes fraquinhos, de baixa classificação. Este filme de Woody Allen, para mim, merece sem dúvida cinco estrelas.

(*)Obviamente que, discordando, podem sempre não acreditar no que digo. Mas garanto-vos, gostei mesmo muito deste filme.

2 comentários:

Ouriço-Cacheiro disse...

Oh pá... não digas mal do Colin. É tão char,osinho, é o J. Wayne do charme, é o que é!

Urso Polar disse...

Assim para o tipo carroceiro, mas num bom dia.