4.1.08

A tela grande

Voltei ao cinema para ver este filme, apesar das críticas desfavoráveis que dele já lera. Que fazer?, era daqueles que tinha curiosidade em ver numa tela grande.
Melhor do que isso, na sala 4 do Monumental, em tempos chamada de Cine-Teatro, onde o écran é muito grande, fui presenteado com uma projecção digital a qual se revelou de encher o olho pela qualidade, a luminosidade, a uniformidade da imagem. No aspecto técnico, cinco estrelas é pouco.
Quanto ao filme, já não posso ser tão benévolo. A ideia é boa, mas redunda em mais um filme de zombies, porém não assumido. Lá temos zombies que atacam urrando, mordendo, de forma animalesca e sanguinária, avançando em hordas perante o desmoronar da civilização. Lá temos o herói que dá uns tiros neles e tenta sobreviver (e neste caso arranjar uma cura). E temos mais coisas, que poderiam conferir a originalidade necessária ao filme mas não o conseguem. 
Porque não há um único zombie de carne e osso. São todos digitais, milagre do CGI (sem contudo lograrem a qualidade de um Gollum, apesar de se assemelharem a versões musculadas deste ser do "Senhor dos Aneis") o que torna tudo demasiado asséptico. Não se quer dar demasiado relevo às criaturas, para que o filme não caia na "série B", mas não se resiste a mostrá-las. Haverá ainda quem consiga filmar o horror, deixando-o na imaginação do espectador?
A comparação com o ainda recente "28 Dias", de Danny Boyle impõe-se, porque esse filme arriscou mostrar actores de carne e osso espumando sangue e violência de forma original e ainda assim deu corpo a uma história (ao contrário da sua sequela, "28 semanas"). Este "I Am Legend" perde-se na disponibilidade digital e deixa cair a evidente contradição que justificava a exploração do argumento: apesar do personagem principal declarar o retrocesso dos zombies a um estado que não revela qualquer sinal de humanidade, esta aparentemente está lá, e aqueles seres têm potencial evolutivo.
Qualquer dia inventam uma sequela, seguramente bem pior que este 2 estrelas.

3 comentários:

marisa m disse...

Hum... pois, já tinha ouvido comparar este com o 28 days e isso deixou-me de pé atrás: se é mais do mesmo, se calhar, dispenso... até porque não gostei do 28 days...
Vi o trailer deste e visualmente pareceu-me de comer às colheres (os olhos tb comem, não é?). Digamos que eu gosto de imagens...

Fui hoje ver o do Brian de Palma e gostei bastante... (não só pela imagem...)

marisa m disse...

E gosto destes cenários, gosto das cidades devastadas ...

Urso Polar disse...

O problema é o filme ser pouco mais do que isso.