30.10.08

Bush (?)

Podia ter lido as piores críticas que, ainda assim, quereria espreitar este filme. Há muito que vi o trailer e fiquei muito curioso. Os personagens, gente de carne e osso que estamos habituados a ver na tv, estão muito bem retratados e a chancela do realizador Oliver Stone aguçava a curiosidade.
Antes de ir ao cinema li que o realizador perdera a chama rebelde, que estava muito politicamente correcto, que não era particularmente opinativo, que no filme George W. Bush poderia ser visto positiva ou negativamente, dependendo dos olhos que viam a película. Eu saí da sala com uma opinião totalmente diversa.
Para mim, Stone faz uma apreciação muito crítica do percurso do ainda presidente dos EUA, só que deixou de ser óbvio e enveredou pela subtileza que assegura a divulgação da sua leitura.
Ver as reacções, as motivações, as decisões de Bush assim retratadas só pode permitir uma conclusão: os EUA vivem o fim de oito anos de governação incompetente, que os arrastou para um atoleiro sem fim à vista.
O pior, é que quando os EUA caem, arrastam sempre grande parte do mundo atrás de si.
"W." é, sem dúvida, um belo filme, baseado em factos verídicos e documentados. Se não é a verdade, decerto está muito próximo dela. É um filme que deverá ser visto pelas gerações futuras. Porque há erros que não se devem repetir. E um deles é eleger um incompetente para a Casa Branca. Para a semana os americanos podem começar a mudar o seu, e o nosso, futuro.
Hoje, este filme merece as 5 estrelas para o seu género.

1 comentário:

A Tendinha disse...

Outro é elegê-lo duas vezes! ;)
Estou à espera que apareça por aqui, o "Dubia"