24.9.04

Anos '80 - 80 Memórias (2)

Televisores a preto e branco, e com antena interior

Naqueles anos, muito antes de se poder escolher entre quatro canais (quanto mais cinquenta), a televisão era um bicho muito diferente.
Antes de mais, em minha casa, só lá para meados dos anos oitenta apareceu o evento da cor. Até então, era um aparelho a preto e branco, com oito botões para os canais que se carregavam com força e faziam um estalido, enquanto um se fixava e o outro era solto, com uma mola.
Quando ligava o aparelho, demorava a aparecer a imagem. Ao desligar, a imagem contraía-se para um ponto luminoso que permanecia por largos segundos no centro da pantalha já escura. Recordo que em criança, aquele ponto a brilhar no escuro era aterrador.
Aquele televisor tinha uma antena interior, com três elementos presos numa base de madeira escura. Nos dias de pior recepção (normalmente com céu nublado), tínhamos que ir mexer na dita antena e passá-la de uma prateleira para outra, para o topo do móvel ou rodá-la até encontrar o ponto certo.

Não havia comando à distância, e se queríamos passar do primeiro para o segundo canal, tínhamos que levantar o rabo e ir carregar no dito botão.
A certa altura, para evitar que nos levantássemos muitas vezes para "espreitar " no outro canal se já tinha começado o programa que queríamos ver, a RTP engendrou um sistema em que aparecia uma estrelinha a acender e a apagar no canto do ecran para informar que no outro canal começava o referido programa.


Consequentemente, era mais difícil estupidificar em frente à televisão. O zaping era um sonho.
Lia-se mais.

------

O Periscópio-Quatro aditou um link para esta morada. O Urso Polar agradece.

1 comentário:

Anónimo disse...

Lembro-me da primeira imagem que tive numa televião a cores foi um jogo de futebol. O verde parecia-me tão estranho.... tão forte! Mas tinha aí os meus 3 ou 4 anos....