1.6.04

Prioridades

Reforçando aquilo que ontem escrevi sobre o papel do Estado Português, na sua vertente executiva representada pelo Governo e o seu longo braço que é a administração pública, não posso deixar de referir o "infomail" que ontem depositaram na caixa do correio.
Assinada por José Luis Arnaut, Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro (com a tutela do Euro 2004) - sic - recebi uma missiva apelando ao meu empenho para agarrar de uma forma determinada esta grande oportunidade.
Esta carta sobre o Euro 2004, certamente distribuída por todos os lares portugueses (pois não era personalizada, garanto)terá custado uma pequena fortuna. MAs vale a pena poistransmite-me coisas entusiasmantes. Como "é natural que um evento desta envergadura possa, eventualmente, provocar algumas perturbações no seu quotidiano e na vida da sua cidade (...) mas devemos encarar essas eventuais perturbações como consequência própria de uma festa muito especial" "Importa (...)demonstrar, a quem nos visita, a nossa intrínseca e cordial hospitalidade (...) Portugal está pronto e conta consigo"

Não só vejo com tristeza o empenho no Euro e o abandono do país, das necessidades dos Portugueses naquilo que lhes garante qualidade de vida pela sua essencialidade (a paz, o pão, habitação, saúde, educação...)como me vem à memória uma exposição que um dia vi.
Foi no Teatro Experimental de Cascais, e era composta por testemunhos dos anos 40, época da peça que fui ver. Entre eles estava uma campanha, com cartazes e tudo, que recomendava aos Portugueses, e em particular aos da costa do Estoril, para ferozmente combaterem os insectos, melgas e mosquitos, ... porque estes incomodavam os turistas e davam má imagem de Portugal!

Sinto-me cada vez mais terceiro mundista, mas em bicos dos pés para parecer importante, evoluído... num país pindérico.


Mas como nem tudo pode ser mau, prometo que assim que puder irei escrever sobre algo positivo: a Feira do Livro. Por mais estagnada no tempo que esteja, é sempre um prazer lá deixar dinheiro. Fui no Sábado e... fica para o próximo post.

Sem comentários: