20.3.06

Violência

A violência é o tema, e revela-se ao longo do filme de forma crua e muito bem filmada. Partindo de uma realidade pacata, pacífica e enfadonha, a trama evoluiu para um registo de exposição de um passado de violência (uma das leituras na tradução do título original) que se repercute na vida actual dos personagens principais, surpreendidos com o desenrolar dos acontecimentos. A perturbação causada pelos estranhos vindos de fora veio para ficar e com ela há que aprender a lidar.
Image hosting by Photobucket
A premissa é, sem dúvida, boa. O elenco está à altura. E na realização temos este senhor
Image hosting by Photobucket
David Cronenberg, com provas dadas. Contudo...
Mais uma vez lembro que neste blog não pretendo fazer críticas a filmes, mas apenas comentários. Comentários que revelam aquilo que senti com o filme. E com este "A history of violence" fiquei um pouco desapontado. Estava à espera de mais, de um golpe de asa brilhante, uma surpresa, um encanto. E não foi assim.
Este filme está bem construído, mas sinto-o dirigido para uma audiência formatada pelo cinema comercial norte-americano. Aliás, numa sala com muita gente, foi engraçado reparar na reacção programada que respondia a certos estímulos, rindo em uníssono quando o realizador queria, ou agitando-se na cadeira quando chegara o momento para tanto. Por isso, acaba por ser previsível o desenrolar da trama.
Fica, no entanto, mais uma vez o elogio para a forma como a violência (as agressões, as mortes) são filmadas, muito para além do registo "mainstream", sem cair na gratuitidade do "gore".
O filme deve ser visto. Porém, com tantos grandes filmes em exibição, não é a primeira escolha.

Sem comentários: