5.11.04

Anos '80 - 80 memórias

Quando andava na escola preparatória (era assim que se chamava), no 1º e 2º ano do ciclo preparatório (e não 5º e 6º ano, como agora se chamam), havia duas disciplinas que chegavam à centésima lição: Português e Matemática.
Fazia-se então a festa da 100ª lição, na escola, na sala de aulas, com direito a comida, refrigerantes e música. Era uma hora diferente.
Acumulavam-se bolos e doces, coca-cola e sumol e alguém levava um gira-discos, daqueles em forma de mala. Não se usavam rádios ou leitores de cassetes. Era um gira-discos no qual se punham LP's e singles, com Fisher-Z, UHF, Roling Stones, o "Chico Fininho", o "Patchouli" e o "Chamem a Polícia", e muitas, muitas vezes, aquela música cujo interprete não recordo, que se chamava "Enola Gay"
As raparigas ficavam de um lado, os rapazes de outro, e aqueles que fossem dançar juntos eram olhados com inveja, mas alvo de gozo repetido. A timidez imperava, e quer eles, quer elas, temiam que a pessoa errada os convidasse para dançar um "slow". Quando muito, nas músicas mais mexidas e conhecidas, saltava tudo para o meio da sala e pulava desenfreadamente dizendo que dançava.
Tinha piada.
Começava com antecedência o planeamento, vendo o que é que cada um levava. No dia, durante o intervalo, desviavam-se as mesas para os lados, instalava-se a comida e o gira-discos e durante uma hora fazia-se uma grande festa sob o olhar da "stôra" que apenas intervia em casos de manifesta necessidade deixando-nos descobrir os caminhos mágicos do convívio.

Ainda haverá festas destas? Duvido... não me parece que sejam aceites como o eram antigamente. Aliás, ainda chegarão os miúdos a ter 100 lições de matemática ou português num ano?
Nos anos oitenta, ou pelo menos ali mesmo no início da década, era assim.

Sem comentários: