29.11.04

Espectáculo Diário

Nos EUA viveu-se um período de grande esperança para uma grande minoria que alastrou para a Europa e muito do resto do mundo, sonhando com a derrota de George W. Bush.
Sabemos hoje que tal esperança foi vã, e no dia 2 de Novembro de 2004 uma maioria amedrontada, preferiu continuar com aquele Presidente, provavelmente só para não viver a incerteza sobre o estilo de governação do candidato democrata.
Por isso, é com um amargo de boca que vejo o meu programa favorito de informação (e que passa na SIC Radical com cerca de um mês de atraso) por onde passam figuras da política, e não só, norte-americana ainda cheias de esperança por uma vitória que nem por perto andou.
Falo do DAILY SHOW, with Jon Stewart.
Apresentado por um tipo com muita piada, inteligente, bem informado e com uma ironia corrosiva a equipa do Daily Show transforma informação, e factos verídicos, em comédia, e inventa o que for necessário para fazer mais comédia.




Porém, não se desvia assim tanto da realidade, pelo que nos permite aperceber de certas e pequenas coisas que ocorrem e que são irritantemente deploráveis.
Os seus "repórteres" são melhores que bons. São excelentes, e até parece que estão nos locais a relatar. É impressionante como, quando efectivamente saiem do estúdio, conseguem as entervistas mais irónicas quer com desconhecidos como também com figuras públicas. Com eles nada é sagrado, e todos têm um lado cómico e ficam desarmados perante as perguntas mirabolantes que inventam.
São eles



Ed Helms



Stephen Colbert



Rob Corddry



Samantha Bee



Steve Carell

E o comentador residente, que põe a um canto qualquer Professor Marcelo, o irado



Lewis Black.

Vejam, que não se arrependem. É na SIC Radical, às 21.00 horas de 2ª a 5ª, repetindo à hora de almoço de Sábado ou Domingo (não tenho a certeza).


1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e